Este setor inova constantemente em sabores, tipo de ingredientes, combinação de receitas e massas de diferentes culturas, tentando fazer com que os seus produtos se adaptem às tendências alimentares em geral.
O pão está novamente a tornar-se uma tendência alimentar, devido ao surgimento de novos pães, às massas madres com que são feitos e à sua adaptação para ser um produto de alimentação saudável. Portanto, acreditamos que é importante apresentar as 5 tendências de panificação do momento.
Quais são as tendências mais importantes no setor de panificação?
Melhoria na produção de pão para a tendência a comer saudável
O pão e a pastelaria renovam os seus produtos com novos ingredientes, para torná-los mais naturais e saudáveis. Atualmente, uma das tendências mais marcantes na alimentação é a alimentação saudável, já que as novas gerações dão muita importância ao que comem e ao que promove a sua saúde.
Portanto, muitos pães e produtos de panificação adicionaram componentes como espelta, sementes de chia, quinoa ou teff, entre outros, à sua receita.
Além disso, cada vez mais são feitos pães artesanais, com massa madre e tradicionalmente fabricados, pela sua alta qualidade. Da mesma forma que cada vez mais pães contêm sementes ou nozes que fornecem mais propriedades nutricionais.
Tendência de miniaturização
Devido ao ritmo frenético da vida quotidiana, os consumidores procuram alimentos que possam comer rapidamente, mas que sejam saudáveis. Portanto, a tendência foi estendida para lanches, produtos on the go.
Esses lanches são alimentos que geralmente são de qualidade, mas adequados para serem comidos em viagens ou rapidamente. São miniaturizados e vendidos em sacos apelativos. Um exemplo disso são wraps, perfeitos para consumir a qualquer hora e lugar.
Produtos adequados para todos
Atualmente muitas intolerâncias alimentares ou distúrbios alimentares são detectados, portanto, a indústria alimentar está a adaptar-se cada vez mais a este aspecto, oferecendo alimentos livres dos componentes mais intolerantes.
O setor da panificação é um dos pioneiros, já que há anos que produz todos os tipos de pães e produtos de panificação, isentos de glúten, gorduras trans, gorduras transgênicas, açúcar ou muitos outros componentes, para que todos possam desfrutar do pão.
De fato, o processo de fabrico de produtos de panificação já é feito com ingredientes de melhor qualidade e longe daqueles prejudiciais à saúde.
Influências estrangeiras no pão
A internacionalização dos alimentos levou à importação de muitas receitas e alimentos do exterior e o setor de panificação seguiu essa tendência.
Por exemplo, diferentes tipos de pães de diferentes origens e sabores estão a ser vendidos, como pães com farinhas de teff, focaccias ou pães com grãos integrais e sementes.
Embalagem do produto
A embalagem é outra das tendências em alimentos, embora não seja uma tendência diretamente relacionada à produção de produtos, mas está relacionada à venda dos mesmos.
A embalagem é eficaz tanto para proteger o produto contra danos quanto para promover a marca da empresa através do nome e do logotipo em cada embalagem, seja uma caixa, um saco ou outro recipiente.
Nesse sentido, dada a extensão de lanches na indústria de panificação, uma das grandes tendências que anda de mãos dadas é a embalagem que acompanha esses lanches para levar. São apelativas o que permite que se vejam os produtos e que atraia o público.
Qual é o melhor pão de Espanha de acordo com os consumidores?
Depois de observar todas essas tendências na indústria de panificação, parece haver uma ampla gama de produtos populares e de projeção. No entanto, de acordo com o estudo da Mercasa sobre “Alimentos em Espanha em 2018”, o pão fresco ainda é o mais consumido em lares espanhóis, com 81%, sendo o pão branco mais vendido com 49% e seguido pela baguete com 12,6%.
Na AB Mauri encontra a melhor variedade de produtos de panificação para profissionais e no nosso site pode ver todos os tipos de produtos de qualidade do setor de padaria, para fazer as suas melhores receitas e os seus melhores pães.