70 anos da nossa fábrica de levedura

Negócio
MAY022022

A AB Mauri é um dos maiores fabricantes de produtos de padaria, e também de levedura. A nossa fábrica de levedura em Villarrubia está a celebrar 70 anos de trabalho árduo e sucesso, nos quais sofreu grandes mudanças desde que a AB Mauri nasceu. Destacamos a presença internacional que alcançamos, estando presente em mais de 90 países em todo o mundo com clientes satisfeitos. 

A fábrica de levedura que temos hoje começou a trabalhar neste produto em 1952, nas instalações que eram originalmente de uma fábrica de álcool. Fazia parte da fábrica de açúcar de San Rafael, propriedade da EBRO Azúcares y Alcoholes. Começou com uma produção inicial de 1.400 toneladas de levedura fresca e levedura seca com o nome “Cinta Roja”, que cresceu até à sua produção atual.

AB Mauri, fábrica de levadura

Na AB Mauri começamos por fabricar leveduras com as quais os padeiros, principalmente na Andaluzia, tinham a garantia de obter um excelente pão a partir desta levedura. Após o seu sucesso inicial, ao longo dos anos o nosso produto tornou-se cada vez mais reconhecido, conseguindo aumentar a sua área de influência. “Cinta Roja” começou a ser um dos produtos de padaria, essencial para garantir a qualidade do produto final. Este facto fez com que cada vez mais padeiros confiem nas levedur da AB Mauri para fabricarem os seus pães.. 

A produção de levedura sofreu grandes alterações ao longo dos últimos 70 anos. No início, apenas utilizava-se um tanque de fermentação e, quando este estava inativo, os próprios aprendizes da fábrica construíam caixas de madeira nas quais a produção era transportada. A levedura exigia baixas temperaturas para a sua correcta manutenção, no entanto, devido à inexistência deste tipo de transporte na altura, era distribuída em comboios ou carruagens, terminando a sua distribuição nos carros ou bicicletas dos próprios padeiros

Graças ao aumento da procura e à qualidade dos produtos, dez anos mais tarde, a capacidade de produção foi aumentada e foram feitas melhorias na fábrica, reconstruindo as instalações que estavam em contacto com a  levedura fresca e nutrientes em aço inoxidável. Desta forma, poderia ser garantida uma maior higiene de produção.

Aumento das linhas com Cinta Roja

Ao mesmo tempo em que a fábrica cresceu e melhorou, a equipa humana foi também enriquecida com mais pessoal técnico e qualificado dado que a qualidade de todos os produtos da fábrica tornou- se uma prioridade AB Mauri. 

Além disso, foi lançado um plano de investimento com o objetivo de aumentar a produção, construir uma nova câmara frigorífica, e foram dados os primeiros passos para automatizar a fábrica, com a inserção de microprocessadores e a automatização da limpeza, entre outras coisas. 

As melhorias aumentaram com a substituição da embalagem, melhorando assim tanto a conservação como a apresentação de todos os produtos da AB Mauri. A isto junta-se o transporte, que começa a ser refrigerado, o que assegurava que os produtos eram recebidos em perfeitas condições. 

Ao longo dos anos, o ofício de padeiro começou a tornar-se mais profissional e competitivo, e o conceito de qualidade tornou-se uma constante. Com o crescimento da própria profissão de padeiro, a procura de boas matérias-primas para a produção dos vários produtos intensificou-se, e foi neste ponto que os produtos da AB Mauri diversificaram-se. Assim, onde anteriormente só se fabricava Cinta Roja, outras marcas começaram a ser produzidas com produtos adaptados a cada necessidade. 

Desta forma,  AB Mauri deixou de produzir na fábrica de levedura uma só marca a ter uma grande variedade de marcas, tais como Mauri Clássica, Mauri Original, Craftmann’s Tradiferm, e, finalmente, e Mauri Gold para massas açucaradas.. 

Em 1992, a multinacional australiana Burns Philp adquiriu a fábrica de Villarrubia e, com ela, prosseguiu uma grande reforma de modernização, juntamente com a automatização de todas as tarefas e formação de pessoal. Doze anos mais tarde, a ABF adquiriu todas as fábricas de levedura propriedade da Burns Philp, conseguindo hoje uma maior capacidade de produção e com dez referências no mercado, e com uma presença em todos os cantos de Portugal e Espanha. 

Em 2017, iniciou-se o processo de automatização completa do processo de produção, instalando-se uma linha 100% automática para a produção de sacos, instalou-se um paletizador versátil para sacos e caixas, as caldeiras foram adaptadas para queimar Gás Natural Liquefeito, reduzindo as emissões atmosféricas e a capacidade de extracção de água foi aumentada com a perfuração de novos poços.

Esta última automatização inclui o controlo on-line de parâmetros críticos de qualidade e desempenho, e é articulada numa arquitectura de Sistema de Controlo Digital numa estrutura tecnológica comum de registos on-line e exploração dos dados recolhidos. 

O objetivo é permitir que a fábrica entre em ambientes digitalizados da Indústria 2.0 e 4.0, e use estas ferramentas numa filosofia de Melhoria Contínua que otimize a qualidade e a produtividade, facilitando o trabalho de todos os colaboradores da cadeia de valor da AB Mauri Portugal.

AB Mauri Portugal  – produtos de padaria e pastelaria

Na AB Mauri comemoramos 70 anos de produção que começaram com Cinta Roja e agora somos um dos maiores fabricantes de levedura fresca, levedura seca e fabricantes de ingredientes de pastelaria e padaria no mundo, com presença em mais de 90 países. 

A nossa diferenciação é a qualidade das nossas matérias-primas, por isso, se quiser oferecer produtos de qualidade aos seus clientes, encorajamo-lo a experimentar os nossos produtos. Estamos à sua espera!

Compartir