A baguete deve ser património imaterial?

Mundo Pão
MAR102021

Com cerca de 250 gramas, 60 centímetros de comprimento, miolo fofo e com uma côdea estaladiça e brilhante, a baguete é um dos pães mais procurados por todos os tipos de paladares. E por isso, é um dos produtos de  padaria mais elaborados em todo o mundo.

Ideal para comer sozinho ou a dois, a baguete é um dos pães franceses por excelência e um dos mais populares do mundo. Por essa razão a Confederação dos Padeiros Franceses decidiu embarcar na iniciativa de transformar este tipo de pão em Património Imaterial da UNESCO. Mas realmente deve ser incluído? Na AB Mauri, como fabricantes de matérias-primas para padarias, sabemos que … o debate vai começar!

Baguete, muito mais que um pão

Com o objetivo de preservar a verdadeira essência da baguete, a Confederação dos Padeiros Franceses propôs tornar-se Património Imaterial da UNESCO. A razão pela qual este objetivo foi fixado baseia-se no facto de que a cada vez mais é comum encontrar versões industriais e, por outro lado, é difícil encontrar baguetes artesanais feitas com ingredientes e levedura para pao de boa qualidade.

Assim, com o objetivo de preservar essa elaboração própria, encaminharam o pedido à agência da ONU para incluí-la na sua lista, na qual está presente a pizza napolitana desde 2017. Um objetivo que a AB Mauri, como fornecedores de matérias-primas para padaria, apoia a 100%.

Receita: Baguete Rústica

Como já afirmamos em diversas ocasiões, a inovação deve ser uma constante em cada negócio para a sua expansão, a par dos formatos tradicionais como a baguete rústica, um dos grandes clássicos em produtos para padaria. Além disso, apostar em ingredientes e levedura para pão de qualidade. A qualidade é o fator chave para o sucesso, tanto do produto como da padaria.

  • Farinha Trigo T65 – 10,000 Kg
  • Água – 6,750 Kg
  • Sal –  0,170  Kg
  • Levedura Fresca AB Mauri – 0,300 Kg
  • Grampan Escuro – 0,060 Kg
  • Aromaferm™ Durum Ferment 110 –  0,400 Kg
  • Farinha de trigo (decorar) – q.b.

Processo de elaboração

  1. Amassar até obter uma massa fina e elástica.
  2.  Dividir em peças de 250g.
  3.  Tender sem pressionar em excesso e pré-fermentar durante 20 min.
  4.  Formar baguetes (55 cm).
  5. Fermentar até duplicar volume.
  6. Colocar farinha sobre a peça e fazer vários golpes.
  7.  Cozer a temperatura média/forte com pouco vapor até obter peças douradas e crocantes.

Ofereça novos produtos aos seus clientes

Na AB Mauri, como fabricantes de matérias-primas para padarias, sabemos a importância da qualidade dos produtos para padaria, bem como  dos processos de produção para que o resultado final seja o melhor.

Além disso, um produto feito com ingredientes e levedura para pão a qualidade é o fator surpresa necessário. Para manter e aumentar as vendas de qualquer negócio, é recomendável apostar em produtos sazonais.

Se quiser oferecer um produto diferente, recomendamos que veja a nossa gama de produtos para padaria Funny Mixes.

Compartir