AB Mauri comemora o Dia Mundial da Água

Negócio
MAR182022

Hoje destacamos o Dia Mundial da Água, falando e sensibilizando sobre o seu uso em diferentes produtos de consumo diário. A água é um bem escasso e necessário que talvez não lhe seja dada a atenção que merece. Portanto, esperamos que como fabricantes de ingredientes de pastelaria e padaria  acompanhe-nos e comemore connosco o Dia Mundial da Água, a 22 de Março..

Factor imprescindível para o desenvolvimento social e económico

Como dissemos, o Dia Mundial da Água é celebrado a 22 de Março com o objetivo de recordar a sua importância, tanto para o nosso desenvolvimento social como económico.

Embora a grande maioria das actividades económicas e sociais dependem directamente do abastecimento de água, um total de 2,2 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável para a sua utilização e consumo diários. Por esta razão, o dia 22 de Março pretende sensibilizar para esta crise de abastecimento, procurando medidas para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, estabelecido pelas Nações Unidas, que se baseia em ter água e saneamento para todos antes de 2030.

De acordo com as Nações Unidas, em 2022 todos os esforços devem concentrar-se nas águas subterrâneas, tornando o invisível visível. Neste ano, o foco deve ser colocado nestas águas invisíveis que se encontram no subsolo em aquíferos. Após abastecer nascentes, lagos e rios, a água finalmente infiltra-se nos oceanos.

Sem a existência de águas subterrâneas, a nossa vida como a conhecemos hoje não seria possível, porque em muitas zonas áridas, a sobrevivência da população depende disso.

Esta é apenas mais uma razão pela qual devemos protegê-las da exploração abusiva ou da poluição, pois esta prática conduzirá ao esgotamento deste recurso. Por esse motivo, este ano estamos empenhados na reivindicação, estudo, proteção e uso destas águas de forma sustentável, garantindo assim a sua preservação face às alterações climáticas e ao crescimento populacional.

Conhece a marca hídrica dos alimentos?

A marca hídrica é um indicador que mede a quantidade de volume de água doce que é necessária para produzir bens para consumo diário ou ocasional. É também um indicador que nos ajuda a ter consciência da utilização da água que é necessária para consumirmos determinados produtos.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, 70% da marca hídrica mundial está relacionada com tudo o que comemos. Embora possa não ter conhecimento disso, a produção de alimentos requer quantidades consideráveis de água. Por exemplo, um quilo de manteiga requer 3.400 litros de água, um quilo de queijo 5.000 litros, um hambúrguer 2.400 litros e um saco de batatas fritas 185 litros. 

Se nos concentrarmos nos cereais e nos legumes, são necessários 1.700 litros para produzir um quilo de arroz, 1.000 litros para um quilo de trigo, 900 litros para um quilo de milho e 50 litros para um quilo de lentilhas. 

Mas se nos concentrarmos nas bebidas, os números não mudam tanto, pois são necessários 1.000 litros de água para um litro de leite, 840 litros para um jarro de café, 720 litros para uma garrafa de vinho, 190 litros para um copo de sumo de laranja e 106 litros para um copo de cerveja.

Com o intuito de ter consciência do nosso consumo de água e de participar no processo de poupança de água, encorajamo-lo a semear os pilares dos seus novos hábitos neste 22 de Março e a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para tentar preservar este elemento essencial, a água.

 

Compartir