Amassar à mão: a técnica francesa

Padaria
AGO312020

 

O pão é um alimento básico tradicional e é consumido diariamente em todo o mundo. Por conseguinte, uma boa fatia de pão não pode faltar em nenhuma refeição, pois faz parte da nossa vida quotidiana.

Muitas pessoas apaixonadas por cozinhar querem fazer o seu próprio pão em casa, mas ao mesmo tempo têm dúvidas sobre como amassar bem o pão, como deve ser feito, e quando está pronto.

Fazer uma boa amassadura requer horas de dedicação, mas perguntamo-nos: o que significa realmente amassar pão? A amassadura do pão é uma técnica tradicional que consiste em misturar os ingredientes necessários, e na qual a massa ganha elasticidade e incorpora ar. Desta forma, a estrutura do pão é criada no processo de amassadura.

Muitos profissionais da panificação, para além de conhecerem tantos truques e técnicas para a elaboração de pão, optam por adicionar produtos de padaria como melhorantes de pão às suas receitas, como alguns dos produtos para pão da AB Mauri,. O melhoranteé indispensável para a elaboração de pão, porque melhora o seu sabor, cor, retenção de água, gás na massa e ajuda a ter uma fermentação controlada. 

Mas para as receitas caseiras, além dos ingredientes e utensílios certos, a técnica utilizada durante a preparação do pão é extremamente importante. No entanto, na AB Mauri temos também outros produtos para utilização em casa que o ajudarão a obter resultados requintados em todas as suas receitas, tais como os nossas saquetas de levedura seca e de fermento em pó.

 

Amassadura francesa

A amassadura francesa é uma técnica antiga que era utilizada em França quando os padeiros tinham de trabalhar cerca de 80 kg de massa à mão.

Esta técnica, conhecida como método francês ou amassadura manual, é ideal para massas altamente hidratadas.É uma massa húmida que à primeira vista parece ser difícil de manusear, mas graças a esta técnica consegue uma massa impecável sem a necessidade de adicionar mais farinha.

A amassadura francesa consiste em amassar à mão sem a necessidade de utilizar máquinas e desta forma podemos ver como a massa muda nas nossas mãos.

 

O processo de amassadura

Primeiro, temos de fazer uma massa com todos os ingredientes com a ajuda de um raspador ou podemos também usar uma colher de pau e, neste caso, teremos uma massa muito pegajosa. 

Depois, quando tiver todos os ingredientes amassados, passamos a massa para uma mesa limpa e de superfície ampla, pois é aqui que a trabalharemos. Depois de o trabalhar, verá a mudança de aspecto.

Vejamos os passos seguintes:

  • Pegue na massa e coloque os dedos por baixo e coloque a ponta dos dedos de ambas as mãos com os polegares para cima.
  • Levantar a massa subtilmente e virá-la com uma reviravolta no ar.
  • Quando a massa estiver bem colocada no balcão, estique-a entre os dedos em direção ao seu corpo.
  • Dobre a massa, levando a parte dos dedos à parte mais distante do seu corpo.
  • Soltar a massa rapidamente para que não se agarre a nós.
  • Repetir este processo até que a massa não fique mais homogénea.

 

Que tipos de amassadura existem?

Podemos amassar manualmente ou com uma máquina: a amassadeira. Com a amassadeira conseguiremos uma massa homogénea e coesa, e também pouparemos muito mais tempo do que quando a fazemos manualmente, porque com a amassadeira mantemos a intensidade e ela é mais energética. Outra vantagem é que poupa tempo porque pode fazer outras tarefas enquanto o seu pão está a ser amassado.

Se é uma dessas pessoas que gosta de sentir o toque da massa nas suas mãos, recomendamos a amassadura manual.

Existem dois tipos de amassadura manual:

A amassadura tradicional, que é ideal para uma massa menos hidratada e que nos será mais fácil de amassar porque não colará em excesso, e a amassadura francesa que é ideal para uma massa mais hidratada, ou seja, para os mais ousados ou para os padeiros tradicionais.

Na AB Mauri oferecemos levedura fresca e muitos outros produtos de padaria de qualidade extraordinária para todas as suas receitas de padaria e pastelaria.

Visite o nosso site!

Compartir