Aspetos-chave na apresentação de sobremesas na indústria de pastelaria

Negócio
JUL212023

Diz-se por vezes que se come com os olhos. E, embora o paladar seja o protagonista quando se trata de comer, o facto de um prato ser ou não suficientemente apelativo do ponto de vista visual pode ser decisivo quando se trata de o escolher.

Um dos sectores onde este facto mais se reflete é o da panificação e, em particular, o da pastelaria. Por esta razão, convidamo-lo a ler o seguinte artigo. Na AB Mauri, que fabrica produtos de pastelaria de alta qualidade, falamos sobre a importância da apresentação nas criações de pastelaria. Não perca nada!

Abrir o apetite visual

Para muitos, a sobremesa pode ser um dos momentos mais esperados, quer se trate de uma refeição num restaurante ou em casa. Por isso, é essencial cuidar de todos os pormenores para que, desde o primeiro momento, seja tão atraente aos olhos que o comensal não tenha dúvidas quanto ao seu sabor. O segredo está em despertar o apetite visual.

Concordamos que a utilização de ingredientes de pastelaria de alta qualidade é a base de uma boa sobremesa. É por isso que comprar produtos de pastelaria que cumpram estas normas é uma obrigação para qualquer receita.

No entanto, antes de deliciar os seus consumidores com o sabor, é necessário conquistá-los de outra forma. É aqui que entra em jogo a apresentação das elaborações, para que a simples visão da peça gere interesse e o desejo de a obter. É por isso que a forma como as sobremesas são apresentadas faz a diferença entre uma experiência sensorial normal e uma experiência sensorial extraordinária.

Conjunto harmonioso e surpreendente

As cores, as formas e as texturas devem ser combinadas de forma a criar uma estética sugestiva, harmoniosa e equilibrada. Alguns profissionais utilizam técnicas de decoração como o glacé ou as flores comestíveis, bem como toques de cor à base de fruta e chocolate. Além disso, as composições que jogam com as alturas criam conjuntos interessantes.

Por surpreendente entendemos a constante criatividade a que um sector como a pastelaria está sujeito e a possibilidade de inovação que este facto oferece ao profissional. A implementação de novas concepções e técnicas é a porta de entrada para uma sobremesa única e inesquecível.

Detalhes, sempre à mão

O asseio e a limpeza são factores que demonstram se os ingredientes de pastelaria utilizados foram tratados com delicadeza e cuidado. Qualquer descuido, como manchas, pode estragar completamente a apresentação da sobremesa. Da mesma forma, a forma como é colocada no prato, evitando que perca a sua forma original.

Equilíbrio de sabores e tamanho das doses

Dentro da amostra, é também importante combinar sabores doces, azedos, amargos, ácidos, etc., de uma forma inteligente. Por vezes, este contraste pode ser evidente só de olhar para a peça: frutos ácidos e chocolate preto, por exemplo.

As proporções, por outro lado, devem ser adequadas ao tipo de sobremesa e ao contexto. O ideal é optar por porções individuais suficientemente generosas para satisfazer o comensal, mas encontrando sempre o ponto certo. Por outras palavras, não os sobrecarregar com quantidades excessivas.

Como bónus, na AB Mauri sugerimos que os utensílios de mesa e a apresentação sejam cuidadosamente seleccionados para servir a sobremesa em questão. O truque é que eles devem complementar, mas nunca ofuscar o elemento central.

Ingredientes para pastelaria AB Mauri 

Depois de explicarmos a importância da apresentação das sobremesas, nunca é demais sublinhar o papel fundamental dos ingredientes de pastelaria. Se não fossem eles, não seria possível obter resultados visualmente cativantes.

Visite-nos e encontre todos os produtos AB Mauri de que necessita para dar asas à sua imaginação. Crie e elabore receitas memoráveis utilizando os ingredientes de pastelaria certos para elas, tendo sempre em conta o perfil dos seus consumidores habituais. Então, agora já sabe. Se procurava um local de confiança de ingredientes para produtos de pastelaria, conte connosco!

Compartir