O pão é um alimento básico que foi incorporado em diferentes regiões do mundo há milhares de anos. No começo, não era exatamente o mesmo que o produto que conhecemos hoje.
Portanto, no Dia Mundial do Pão, explicaremos qual é a sua origem, quais são os tipos de pão que podemos encontrar e recomendamos alguns melhorantes para sua elaboração.
Origem do pão, descubra todas as curiosidades
O pão nasceu na civilização egípcia por volta de 2000 a.C. Naquela época, a massa já era a mesma, com trigo e água, era cozida, mas não fermentada. Como curiosidade, partilhamos que surgiu por acaso, uma vez que a preparação em massa era muito comum no Egito.
Bem, um dia, por engano, esqueceram de uma massa que haviam preparado para o jantar. Quando a encontraram no dia seguinte, viram que ela havia se expandido e tanto a textura quanto o sabor obtido após a cozedura eram muito melhores.
No princípio, o pão não era o produto que conhecemos agora, embora fosse feito com trigo e água. Apesar de ser pouco cozido era um alimento muito nutritivo e que poderia ser elaborado durante todo o ano. Não dependia da colheita do cereal, pois o armazenamento e a conservação dos cereais eram bastante fáceis.
Podia ser consumido dos mais ricos aos mais pobres. Portanto, devido às relações comerciais entre o Egito e a Grécia, o pão atingiu a outra civilização por volta do século III AC Foi aí que começaram a ser produzir mais de 70 variedades de pães.
Por outro lado, em Roma foram os romanos que melhoraram os moinhos, fornos e amassadeiras. Isso espalhou-se por todas as colónias, exceto pela Hispânia, uma vez que o pão era conhecido desde o século III AC e o seu consumo era generalizado em toda a população. Em Espanha, cada casa fazia a sua massa e era levada para cozer em fornos públicos.
Durante a Idade Média, ocorreu um período de fome na Europa, onde as colheitas de cereais começaram a declinar e foi somente no final do século XII que começaram a recuperar-se, quando as primeiras guildas de padeiros foram criadas, reconhecidos como “profissionais do pão” e regulado pelo governo.
No século XIX, as melhorias continuaram.A inovação do moinho de vapor fez com que os padeiros da época percebessem que, após a cozedura, se a massa fosse aerada, o resultado seria um pão mais esponjoso e com um sabor mais intenso.
Esperamos que o Dia Mundial do Pão o tenha inspirado e encorajado a elaborar mais receitas de pão e a AB Mauri, como distribuidora de produtos de panificação, recomendamos que não espere mais para experimentá-lo. Para mais informações, não hesite em nos contactar.