Como conseguir um corte perfeito?

Mundo Pão
ENE112019
null
Como conseguir um corte perfeito?

Como especialistas em panificação sabemos que cada padeiro tem sua própria técnica de corte do pão. Ao longo deste texto vamos dar-lhe alguns conselhos e partilhamos curiosidades sobre a parte mais vistosa do pão, a côdea.

O corte no pão surge como marca distintiva dos pães elaborados com farinha de qualidade.  Antigamente, os pães eram fabricados com  farinha de má qualidade o que, juntamente com outros factores, o pão não tinha força a rasgar.rar-se.

Tipologias de cortes

O corte que se faz na superfície do pão no final do processo de fermentação facilita a sua cozedura. Mas não só, também se converteu num rasgar de identidade, já que nos dias de hoje é impossível imaginarmos o nosso pão sem essa preciosa marca.

Diz-se que este costume deve-se ao facto de que, quando cada família levava o seu pão ao forno da aldeia para a sua cozedura, servia para identificar os seus pães dos restantes, mas actualmente é a assinatura de todos os bons padeiros. Estes são os nossos conselhos para para aplicar um corte perfeito no pão.

Linhas inclinadas

É o tipo de corte mais frequente,  que costuma estar no típico pão baguete. Consiste em fazer cortes na parte central do pão. O número de cortes a fazer dependerá da sua largura.

Linha recta

Este tipo de corte costuma ser aplicado em todas as variedades de pães pequenos. Simplesmente, marca-se uma linha recta na parte central do pão, de uma ponta à outra ponta.

Linhas que partem de um só ponto

Não é tão frequente e é mais tradicional. Diz respeito à marcação de linhas em curva e inclinadas, a partir de um só ponto.

Cruz

Este corte é um pouco mais utilizado que o anterior. Consiste em fazer dois cortes na parte central do pão, formando uma cruz. É bastante típico em pães redondos.

Quadrado

Esta tipologia de corte tem algumas variantes. Trata-se de fazer uma série de cortes a volta da parte central do pão formando um quadrado. Depende do seu tamanho, estes podem formar um quadrado ou mais do que um, se os cortes forem mais pequenos.

Linha recta no centro e linhas inclinadas nos lados

Este tipo de corte é mais habitual em pães que na sua receita levam manteiga. Pode ser uma mistura de cortes de linhas inclinadas e de linha recta, já que o corte recto é feito na parte central e depois pequenos cortes inclinados à volta dessa parte central.

Recomendações

Como bem sabem, o corte do pão tem uma dupla função já que favorece a cozedura e confere  uma estética muito apelativa.

Corte redondo

Nesta tipologia incluímos todos os cortes que têm contornos mais elaborados ou que impliquem uma certa largura para fazer os cortes. Dos mencionados anteriormente queremos destacar os cortes em forma de cruz, quadrados e de forma curva.

Corte alargado

É o conjunto de cortes que pode ser utilizado no fabrico de pães de forma estreita como as clássicas baguetes.

Nesta classificação é possível incluir também as linhas rectas, linhas inclinadas e a utilização simultânea destes dois cortes.

Como abordamos anteriormente, o corte do pão influi na qualidade que um bom padeiro procura oferecer, sendo a sua assinatura. Na Ab Mauri queremos que possa atinja esse objectivo e, por isso, no nosso site encontra informação sobre o nosso vasto portfólio e conselhos úteis para o seu dia-a-dia.

Compartir