Como desenvolver um plano de marketing para a sua padaria?

Padaria
NOV012019
plan de marketing
Como desenvolver um plano de marketing para a sua padaria?

Está a começar um novo negócio e não sabe como dar-lhe visibilidade? Está no mercado há algum tempo e considera que é hora de renovar a sua estratégia de marketing? Se a resposta for sim a qualquer uma das duas perguntas, continue a ler, pois as informações que se seguem são de interesse para o seu  projeto.

Plano de marketing de uma padaria

O plano de marketing é um documento que permite definir os objetivos de vendas e trabalhar efetivamente para a criação de um fluxo constante de clientes. Para o poder fazer, explicamos abaixo qual deve ser a sua estratégia.

Analisar a situação actual da padaria

É absolutamente necessário conhecer a situação atual do negócio, ou seja, realizar uma análise SWOT, ferramenta que lhe permite fazer um diagnóstico estratégico da empresa . Ou seja, para analisar corretamente o cenário atual, devemos perguntar-nos: quem somos, para onde queremos ir  e de onde viemos. Além disso, identifique:

  • Pontos fracos. São as desvantagens da empresa em relação à concorrência, por exemplo, na limitação de produtos, nos serviços que pode oferecer, funcionários com baixa produtividade…
  • Ameaças. Fatores externos que podem colocar em risco a padaria, um exemplo seriam as súbitas mudanças económicas dentro do setor.
  • Pontos fortes. Aspectos internos que proporcionam uma grande vantagem competitiva, por exemplo, reconhecimento e posicionamento no mercado, com tecnologia inovadora.
  • Oportunidades. Factores externos que podem ser usados ​​para posicionar-se no setor.

Depois de esclarecer estes pontos, é um bom momento para definir os objetivos que deseja cumprir a curto e longo prazo.

Conheça os seus clientes em profundidade

Não é o mesmo que conceber uma ideia de negócio para algo relacionado com a tecnologia do que para uma empresa que produz pão e bolos. Obviamente, o público-alvo não é o mesmo, pelo menos nas necessidades e características. Portanto, para isso, é importante conhecer o perfil dos seus clientes através de:

● Um sistema de reclamações ou opiniões frequentes disponível para clientes que geralmente são consumidores de padarias e pastelarias.

● Saber quais podem ser as necessidades do cliente ideal, incluindo produtos que atendem às suas necessidades.

 Estratégia de marketing de ideias

Somente quando conhece os seus clientes é possível definir os canais de comunicação, ou seja, a meta socioeconómica e sociodemográfica, uma vez que a mesma estratégia não será direcionada a pessoas com 50 anos com elevados rendimentos, do que um jovem de 20 anos com um baixo nível socioeconómico.

Da mesma forma, independentemente do cliente que deseja abordar, é importante:

  • Saber quais são as cores que representam a sua marca e transmiti-las nos valores do seu negócio (crie valor de marca).
  • Ter um ambiente limpo, arrumado e silencioso.
  • O mercado está a mudar; portanto, devemos sempre adaptar-nos às novas tendências do mercado.
  • Ter produtos em vários horários do dia, para que a sua padaria possa ser um ponto de encontro de manhã, tarde e noite.
  • Também é importante lançar promoções como 2×1, ofertas especiais para datas especiais…

E, é claro, não podemos esquecer de estar presente numa das redes sociais mais importantes do momento, pois isso ajudará a posicionar-se perante a concorrência, a diferenciá-lo e, acima de tudo, é uma forma de se promover e fazer com que seu público-alvo veja o que pode oferecer. Algumas destas redes podem ser Facebook ou Instagram.

Adicione a localização do Google Maps para futuros clientes, ter um site de informações online onde além de mostrar os seus produtos, tenha disponível o seu o contacto telefónico, o horário, os preços… Paralelamente faça acordos com empresas e negócios para expandir os produtos, aumentar vendas e construir uma boa reputação em pouco tempo.

Crie um plano de ação

Organizar e classificar cada ação é muito importante para implementar estratégias de marketing. Para alcançar esses resultados, devemos levar em consideração “os 4 “P” de marketing”.

Estratégia do Produto – Trata-se de analisar a linha de produtos atual e considerar se deve ser renovada. (Não se trata de mudar todos os produtos, mas de procurar novas receitas que facilitem a aquisição de mais clientes).

Estratégia de Preços – Devemos pensar se os nossos produtos têm um preço competitivo, se mantêm uma boa margem de lucro e se planeamos oferecer promoções especiais. Se acha que deve fazer alterações, reestruture os preços.

Estratégia de vendas e Distribuição – Neste caso, devemos avaliar se a experiência de compra que oferece aos seus clientes tem aspectos a melhorar. Da mesma forma, também analise criticamente a qualidade de fornecedores e produtos. Somente então poderá fazer a diferença dentro do setor.

Estratégia de Promoção e comunicação – Trata-se de tornar a sua marca conhecida através dos diferentes canais online e offline, ou seja, na web e nas redes sociais e nos meios de comunicação tradicionais. Algumas ideias são fazer alianças de negócios, entregar cartões de visita e impulsionar o boca a boca entre os clientes para atrair muitos outros, com os seus bons comentários.

Avalie todos os problemas ao seu redor. Se decidir usar este plano de marketing, garantimos que será muito benéfico para o seu negócio. Da mesma forma, se deseja iniciar o seu negócio e não sabe se omo deve configurar a sua padaria ou tirar proveito de um trespasse, recomendamos o nosso artigo  para investigar mais sobre este tema.

Como distribuidores de produtos para padarias  profissionais, incentivamos a perseguir os seus objetivos, sempre com a máxima integridade e qualidade nos seus negócios.

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