Atualmente os hábitos de consumo têm mudado, entre eles, os do sector da padaria.
Apesar de todas estas mudanças, um empreendedor, para se assegurar que terá êxito, tem de seguir um plano de negócio coerente. Este plano deve incluir factores chave como a localização, a organização e a atenção ao cliente.
Ainda que seja um negócio totalmente rentável, tem de ter consciência de que não é uma profissão fácil, já que implica ter grandes conhecimentos e fazer um grande sacrifício devido às longas jornadas laborais.
Defina seu Plano de negócio:
Para definir um bom plano de negócio, deve ter em consideração os seguintes pontos:
- Há que ter muito claro o tipo de cliente para o qual está orientado, já que isso determina todo o modelo de negócio, por exemplo, a qualidade e variedade das farinhas, os preços, o processo de elaboração, a localização…
- Se se está a iniciar negócio, deve-se considerar factores essenciais como a maquinaria para elaborar o pão, os fornos, o mobiliário, ou, o número de trabalhadores.
- Analisar muito bem todo o investimento necessário, ao negócio, para comprovar se este é rentável.
- Calcular os custos de fabrico dos produtos e fazer as previsões das matérias-primas disponíveis em stock. Desta forma é possível controlar os custos de produção e evitam-se perdas desnecessárias.
- A tecnologia tem um lugar destacado no Sector. É imprescindível contar com ela para agilizar tarefas repetitivas, gestão da produção, além de controlar todos os custos e lucros.
Pessoal a contratar
Dependente do modelo de negócio que se procure, o pessoal a contratar vai variar não só de perfil profissional mas também o número de trabalhadores necessários. Apesar de que é importante ter empregados que tenham conhecimentos e experiência no área. Também vai estar condicionada a sua contratação em função da magnitude do negócio, do horário de abertura e do orçamento disponível para investir.
Localização
O lugar também vai depender do modelo de negócio já planeado, porém independentemente do lugar escolhido, há que ter em conta o tamanho do espaço e as variedades de negócios na proximidade. Tudo isso influi nas estratégias que se levarão a cabo para captar e fidelizar os clientes potenciais neste projecto.
Atenção ao Cliente
Trata-se de uns dos pilares para que o negócio corra bem, já que é um reflexo da imagem e qualidade que se procura oferecer. O cliente valoriza muito o serviço ao cliente e acaba por ser uns dos motivos principais para sua fidelização.
Estes são os pontos mais importantes a ter em conta.
Na AB Mauri temos à disposição, como fornecedor de referência, soluções de panificação, desenvolvimento de ingredientes para padaria, pastelaria e cultivo de leveduras.
Ajudamos quer sejam pequenos, quer sejam grandes empresários, oferecendo-lhes produtos à medida, assim como diferentes serviços que ajudem à gestão do seu negócio.