Um fator importante que o ajudará a expandir o seu negócio é a diferenciação da concorrência, as condições das suas instalações, bem como a apresentação dos produtos. Aqui estão algumas técnicas para criar a receita perfeita.
Que produtos deve incluir no seu sortido?
O sortido que decidir escolher na sua padaria deve adaptar-se aos seus clientes e ao que deseja oferecer-lhes.
Depois de conhecer os gostos do consumidor, deve fornecer-lhes os produtos mais procurados, incluindo:
- Os doces. Croissants, croissants de chocolate, doces com massa folhada, produtos 100% manteiga, cereais e produtos visualmente diferentes dos demais, como bretzel ou bolo de cenoura.
- O pão. Seja baguetes ou pães de diferentes tipos, como baguetes de cereais, pão de centeio, entre outras.
Este simples facto fará com que os seus clientes apreciem a ampla variedade de produtos e assim poderá fidelizá-los ao seu ponto de venda.
Onde devem ser colocá-los?
Para expor os seus produtos corretamente, precisa de conhecer os pontos mais frios e mais quentes do seu estabelecimento.
- Quanto aos pontos frios, são aqueles que têm menos visibilidade para os seus clientes. Eles são os pontos perfeitos para colocar produtos básicos, que não precisa destacar.
Produtos como donuts ou muffins devem ser expostas numa das extremidades da montra, uma vez que esses produtos destacam-se pelas suas decorações. Além disso, podemos usar suportes para “brincar” com várias alturas, para torná-los mais visíveis.
- Os pontos tépidos estão entre um ponto frio e um ponto quente. Sãos ideais para colocar as ofertas.
- Os pontos quentes são as áreas mais visíveis para os clientes, e é aí que deve colocar os produtos diferenciadores e aqueles que agregam valor. Um exemplo é a área central da montra, ao lado da caixa.
Obviamente, existem produtos com maior ou menor produção, em função da altura do dia, como doces e salgados. Estes produtos devem ser expostos durante as horas com maior produção num ponto quente e depois coloque-os num local frio.
Outra coisa que deve ter em mente é colocação no balcão de pão no final da padaria, pois assim faz com que os clientes tenham que percorrer todo o estabelecimento e ver todos os produtos que oferece.
Como comunico produtos, preços e ofertas?
No comércio tradicional, o comprador deve procurar o vendedor para oferecer os produtos que ele solicita. No entanto, atualmente existem mais formas de informar os nossos consumidores sobre as próximas ofertas, o que também é uma possibilidade de atraí-los e fidelizá-los.
Por esse mesmo motivo, devemos comunicar o preço de cada produto juntamente com o nome e adicionar informações que considere de interesse. Algo muito útil que geralmente é usado são os quadros de lousa ou o destaque nas vitrines. Obviamente, o aumento do seus negócio dependerá da posição dos seus produtos de panificação, embora também seja muito importante considerar o desenvolvimento de um plano de marketing.
Na AB Mauri, como especialistas em produtos de panificação e pastelaria, recomendamos que transforme o fato de entrar na sua loja numa experiência para desfrutar com os 5 sentidos.
Atreva-se a criar a padaria dos seus sonhos!