Decoração de pastelaria para atrair mais clientes

Negócio
MAY142023

Se tem uma pastelaria e quer aumentar o fluxo de clientes, deve saber que existem tácticas de decoração infalíveis para que os seus clientes não fiquem indecisos em frente à vitrina. É sabido que uma boa primeira impressão é tudo e, no mundo da pastelaria, isto é quase uma regra se o seu objectivo é aumentar as vendas do seu negócio.

Na AB Mauri estamos aqui para o acompanhar neste processo fascinante, dando-lhe os melhores conselhos sobre ingredientes de pastelaria. Lembre-se que tanto um mix pao como um booster de pastelaria são garantidos para que a base dos seus produtos adquira e mantenha a melhor qualidade.

Por fim, a menos que esteja a participar num concurso de designs e decorações impressionantes, não precisa de ser tão pomposo para impressionar com uma boa montra e um toque pessoal definido – menos é sempre mais!

Tendências e ingredientes de padaria na decoração

O glacê

É um clássico que nunca falha. Por um lado, temos o glacê na sua forma mais simples, ou seja, o açúcar polvilhado naturalmente sobre o produto. Neste caso, o açúcar em pó dá sempre um toque mais fino. Por outro lado, a técnica comum de cobertura, ou seja, a mistura de açúcar, sumo de limão e clara de ovo, pode ser aplicada de forma criativa em qualquer pão-de-ló ou biscoito que queira exibir. No entanto, se a sua intenção é chamar a atenção, pode adicionar um pouco de corante à mistura para lhe dar um acabamento mais vistoso. 

Coberturas de chocolate

O chocolate de leite, o chocolate preto ou o chocolate branco vão certamente chamar a atenção das pessoas à porta da sua loja. As coberturas de chocolate podem cobrir total ou parcialmente as suas criações, especialmente as que são feitas com um bom impulsor de confeitaria.

Também pode moldar coberturas geométricas e colá-las no bolo ou simplesmente espalhar raspas de chocolate ou ramos. Seja qual for a sua escolha, o importante é que a cobertura tenha um aspeto harmonioso, mesmo que o desenho seja um pouco abstrato. Como pista bónus, saiba que o doce de leite está a tornar-se cada vez mais popular. Pode polvilhar um pouco desta iguaria em cima do chocolate como acompanhamento. 

Frutos da floresta

Se quiser dar um toque fresco e elegante à sua vitrina, as bagas são os ingredientes de pastelaria mais adequados. Framboesas, amoras, morangos, mirtilos e muitas outras bagas desta categoria darão vitalidade e cor às suas criações. Certifique-se de que a disposição destes frutos é simétrica, para que quem veja os seus produtos note a dedicação e o cuidado no acabamento final.

Os frutos secos como as nozes, as amêndoas ou os pinhões são uma excelente escolha se pretender apelar a diferentes texturas e sabores. Crocante e estaladiço são qualidades bem-vindas para os gostos mais clássicos. Este pormenor será perfeito para coroar as suas criações de pastelaria com um toque maduro e sóbrio.

Sementes

As sementes são um ingrediente de pastelaria perfeito se o seu objetivo é dar um toque de exotismo aos seus produtos. Lembre-se apenas de não utilizar demasiado este ingrediente no exterior. As sementes de papoila, por exemplo, são um excelente ingrediente se procura diferenciar os seus produtos. Estas sementes, por terem um sabor semelhante ao das nozes, realçam o contraste de sabores com a doçura. São ideais para pães de ló ou brioches feitos com uma massa de boa qualidade.

As sementes de linhaça, de sésamo e de chia são as mais recomendadas para a pastelaria, sobretudo pelas suas propriedades nutricionais. A ideia das sementes é que o utilizador compreenda que a sua empresa se esforça por chegar ao maior número possível de potenciais clientes de todos os gostos.

A chave está na mix pao

Embora a decoração seja um elemento importante para captar a atenção do cliente, o objectivo final é fidelizá-lo para que volte à sua loja o mais frequentemente possível. Para isso, na AB Mauri, recomendamos os nossos ingredientes de pastelaria criados especialmente para cada tipo de receita.

O SdeliBizcocho classic é a mistura ideal para fazer pães-de-ló clássicos para lanches ou para cozer formas tenras para um braço de cigana ou um braço de rainha, por exemplo.

Outra mistura que dará um toque de cor à sua vitrina será a SdeliBrioche. Este mix pao dará às suas criações de pastelaria aquela fofura, ternura e cor que certos paladares desejam.

SdeliCake, por sua vez, é ideal para cupcakes e muffins perfeitos – lembre-se que todas as nossas mix pao libertam um aroma requintado e inconfundível capaz de hipnotizar até o mais amargo dos transeuntes!

Lembre-se que apesar da importância da decoração, será sempre necessário um acabamento eficaz e equilibrado entre estética, sabor e textura. Esta última qualidade é proporcionada pelo booster de pastelaria que ajudará o seu negócio a ser um sucesso na recomendação boca-a-boca.

Não se esqueça de que a disposição dos produtos também deve seguir uma linha harmoniosa. Isto dependerá do destaque que se quer dar a um produto em relação a outro. Brioches, bolos, tartes, pastéis… Todos eles têm um tamanho diferente e a sua proporção correcta será dada pelo intensificador de pastelaria.

Se verificar que alguns produtos têm mais sucesso do que outros, esta é uma excelente oportunidade para lançar ofertas e limpar as vitrinas e prateleiras. Faça uma mistura de produtos no final do dia – o cliente agradecer-lhe-á sempre! 

Compartir