fbpx

Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

Mundo Pão
JUN082020

 

Sempre que comemos, estamos cegamente confiantes de que os alimentos que consumimos são 100% seguros e que passaram todas as medidas de qualidade e segurança desde a exploração agrícola até à mesa. 

Na verdade, esse nem sempre é o caso, pois, infelizmente, estima-se que uma em cada dez pessoas no mundo adoece depois de comer alimentos contaminados e 420 mil pessoas morrem por ano por causa disso. As crianças com menos de 5 anos são as mais afectadas, com 125 mil mortes por ano. 

É por isso que a segurança alimentar é essencial para promover a saúde dos consumidores e acabar com a fome.

Um compromisso de todos 

No dia 7 de Junho, foi comemorado o Dia Mundial da Segurança Alimentar, sob o tema “A segurança alimentar é um assunto de todos”. 

Com este dia, as Nações Unidas decidiram chamar a atenção e inspirar ações para ajudar a prevenir, detectar e gerir os riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança alimentar, para a saúde humana, para a prosperidade económica, para a agricultura, para o acesso ao mercado, para o turismo e o desenvolvimento sustentável. 

A segurança alimentar é uma responsabilidade partilhada entre governos, produtores e consumidores. Todos temos um papel a desempenhar desde a exploração agrícola até à mesa para garantir que os alimentos que comemos são seguros e não prejudicam a nossa saúde. 

As Nações Unidas, em conjunto com a OMS, explicaram aos governos que os alimentos seguros e nutritivos devem ser garantidos a todos os cidadãos. 

Explicando que a segurança dos alimentos é uma responsabilidade partilhada que deve ser assumida em conjunto, os operadores das empresas devem garantir que os alimentos são seguros, porque todos os consumidores têm direito a alimentos seguros, saudáveis e nutritivos. 

Como já referimos, a segurança alimentar desempenha um papel fundamental para garantir a segurança dos alimentos em cada fase da cadeia alimentar: da produção à colheita, na transformação, armazenagem, distribuição; e até ao fim da cadeia, na preparação e no consumo. 

Na AB Mauri Portugal como distribuidor de matérias-primas para padaria e pastelaria, continuamos o nosso compromisso com a segurança alimentar, desempenhando um papel importante na cadeia alimentar, garantindo a segurança de todos os produtos que fabricamos e distribuímos, para que cada produto que chega à sua mesa seja tão saudável e nutritivo quanto delicioso. 

A nossa empresa garante que todos os nossos produtos, por serem produtos para padaria, um alimento básico da dieta familiar, são da mais alta qualidade e, naturalmente, cumprem as normas sanitárias em vigor para a sua distribuição e consumo 100% seguro. Temos a responsabilidade social de satisfazer os mais elevados padrões de qualidade. 

Compartir