Gostaria de ter uma padaria de autor? Não se deixe enganar pelo nome, é mais fácil do que parece. Basta diferenciar-se das restantes padarias oferecendo um produto único e dar feedback aos seus clientes.
É necessário que o cliente, ao entrar na sua padaria, escolha um tipo de pão que seja uma verdadeira experiência. Por isso, permita que os seus clientes possam “coscuvilhar” entre as diferentes estantes, observando as na sua gama de pães e oferecendo-lhes a oportunidade de os experimentar e que eles mesmos possam elaborá-los! Como? Uma boa forma consiste em organizar workshops onde possa revelar alguns dos seus segredos para fazer um bom pão artesanal e com cunho pessoal.
Antes de organizar um workshop de pães, verifique, em primeiro lugar, o grau de aceitação que poderia haver entre os seus clientes. A AB Mauri recomenda-lhe falar com os clientes mais habituais para lhes perguntar se estariam interessados. Evidentemente, o primeiro curso deve ter carácter gratuito, pois só assim conseguirá reforçar a relação que deseja criar com os seus clientes. Convém apresentar-lhes o curso como algo exclusivo e único.
O passo seguinte para organizar o seu workshop de pão consiste em escolher os pães que possam ser mais aceites, ou porque são os verdadeiros best seller da sua padaria ou porque oferecem uma novidade relativamente ao seu sabor ou textura. Aposte num pão que tenha sementes considerados superalimentos, como o teff ou a quinoa. Com certeza acertará, porque a opção de alimentos saudáveis está atualmente em voga.
Mostre aos seus clientes como preparar pão desde o início de uma forma simples e rápida. O importante é que eles participem na atividade em todos os momentos e que possam degustar as suas próprias criações.
Uma vez criado este vínculo com os seus clientes incentive-os para que continuem a descobrir os segredos do pão com a realização de um workshop mensal, bem como para que convidem os seus familiares e amigos a viver a experiência de elaborar o seu próprio pão. Lembre-se de que o boca-a-boca é uma das melhores formas de publicidade, por isso, criar este tipo de workshops irá ajudá-lo a diferenciar-se das restantes padarias permitindo fomentar o seu negócio. O que espera? Vamos lá, mãos à obra!