Ter uma estratégia de marketing é essencial para qualquer negócio, ainda mais na era digital em que vivemos. Se alguém pesquisa na internet produtos de padaria numa região específica, aparecerão diferentes opções para escolher. Por esta razão, será necessário destacar-se dos restantes, fazendo com que os clientes optem pela sua padaria ou pastelaria.
Se está a pensar abrir uma padaria ou pastelaria, é importante considerar em como vai dar a conhecer o seu negócio. Não sabe que estratégias aplicar para atrair clientes para o seu ponto de venda? Na AB Mauri, como fornecedores de produtos para padaria, recomendamos neste artigo alguns pontos-chave para que o seu negócio tenha sucesso. Continue a ler!
Estratégias de marketing para sua padaria ou pastelaria
Divulgar um negócio é essencial para atingir um maior número de pessoas. Mas, sabe quando começar a anunciar? Um dos erros mais frequentes é anunciar uma marca quando ela abre ao público. No entanto, as estratégias devem começar muito mais cedo e, na AB Mauri, como fornecedores de produtos para padaria, vamos dizer-lhe como e porquê.
Criação da sua marca
A estratégia começa a partir do momento em que decide criar um negócio. Deve criar um Manual de Marca que especifique a personalidade e o tom de voz que deseja transmitir. Para fazer isso, deve pensar no logotipo, bem como nas cores e na tipografia que usará. Embora no princípio pareça simples, é mais difícil do que parece.
Como fornecedores de produtos para padaria, a AB Mauri recomenda-lhe que tenha em mente que cada detalhe deve definir os valores que quer transmitir e, mais importante, devem ser sempre respeitados para qualquer tipo de campanha ou publicação. Ou seja, siga sempre a mesma linha.
Perfis em redes sociais
Criar estratégias nas redes sociais é praticamente obrigatório. Os seus padaria produtos ou pastelaria têm de estar presentes onde quer que as pessoas estejam. E, atualmente, onde os potenciais clientes passam mais tempo é nas redes sociais.
Portanto, deve selecionar as plataformas nas quais considera que a sua visibilidade é fundamental para um maior alcance e, portanto, para obter excelentes resultados. Pode começar com um ou dois perfis e, com o tempo, expandir a sua presença noutras redes sociais. Na AB Mauri recomendamos que a plataforma inicial seja o Instagram, pois é um canal digital muito visual, no qual podem ser exploradas as diferentes ferramentas que incorpora.
Conteúdo multimédia
Para garantir um bom desempenho nas redes sociais, será essencial a criação de conteúdo multimédia de qualidade que crie envolvimento. Como se costuma dizer no nosso setor, “os clientes comem com os olhos”, por isso ter imagens e vídeos em que os seus produtos de padaria são apetitosos será essencial.
E para isso, basta usar um telemóvel e um pouco de criatividade. Obviamente, devemos garantir que os vídeos e as fotografias sejam de ótima qualidade para que o conteúdo final atraia os potenciais clientes. Com isso, também é alcançado um conteúdo pessoal e identificador, o que torna não tão complicado diferenciar-se dos demais. É necessário realçar que devemos dar espaço tanto às receitas quanto aos produtos de padaria utilizados.
Também é fundamental manter a mesma linha de design para o nosso perfil, seja Instagram ou noutra plataforma. Uma correspondência estética entre os posts faz com que o possível cliente queira navegar entre os vários posts. Sem dúvida, um dos benefícios é contar com um ou vários canais online.
Campanhas publicitárias
Para despertar o interesse de novos potenciais clientes e obter maior visibilidade, a criação de campanhas publicitárias pagas pode ajudar. Ao investir neste recurso pago, ferramentas como o Google Ads vão ajudar a posicionar-se nas primeiras páginas dos motores de busca e, assim, estar entre os primeiros a aparecer numa pesquisa.
Assim, é importante destacar neste ponto a importância de uma estética cuidada e harmoniosa em todo o site. Não importa o quanto consiga estar entre os primeiros no Google, se a aparência não for intuitiva e agradável aos olhos, muitos dos utilizadores interromperão a sua visita.
Clientes e concorrentes
Para obter maior visibilidade, deve ter em consideração que tipo de público vai abordar. Por isso, é importante conhecer o cliente-alvo: idade, sexo, estilo de vida, produtos de panificação que mais consomem, etc. Conhecer esse perfil facilitará saber como alcançá-los.
Quanto aos nossos concorrentes, é importante que os conheçamos o máximo possível: qual é o seu tipo de cliente, que estratégias utilizam, a atividade que realizam nas redes sociais ou se vendem produtos feitos com levedura seca ou qualquer outro artigo diferencial que consideremos relevante. Com estes dados pode encontrar uma maneira de se diferenciar e destacar-se.
Caso as estratégias que executam funcionem bem, é interessante analisá-las para colocar em prática um método semelhante. Se, por outro lado, os resultados não forem muito satisfatórios, também é importante saber, pois será uma pista para a nossa estratégia e saber qual caminho não escolher.
AB Mauri e produtos de padaria
Na AB Mauri temos mais de 150 anos de história, o que nos apoia como fabricantes de produtos para padaria e pastelaria que abrange todas as linhas de negócio. Com presença em mais de 50 países no mundo, posicionamo-nos como uma das empresas líderes no setor de panificação e pastelaria.
Levedura seca, levedura fresca, melhorantes e mixes de panificação ou agentes desmoldantes são apenas alguns dos nossos produtos de padaria e pastelaria que encontrará no nosso catálogo. Veja no nosso site e aposte na qualidade ideal para receitas originais. Contacte a AB Mauri!