Todos os anos, no dia 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Pão , em paralelo com o Dia da Alimentação. Acreditamos que não é por acaso, já que o pão , pelo menos na nossa dieta e cultura, é um dos elementos que marca presença nas refeições do nosso dia.
Na AB Mauri Portugal, como fornecedores de matérias-primas e produtos para padaria, temos este dia bem marcado no nosso calendário. O pão, juntamente com os cereais e o trigo, representa a base da pirâmide alimentar da dieta mediterrânea. Por isso, aproveitamos este dia para lhe dar a conhecer algumas curiosidades do mundo da panificação e o valor nutricional do pão.
Pão ao longo da história
Desde há muito tempo, o pão sempre foi (e é) aquele alimento em destaque nos pequenos-almoços, almoços, lanches e jantares nas mesas de todo o mundo. A origem deste hábito na nossa alimentação diária,remonta às culturas mais antigas. Os egípcios foram os primeiros a descobrir a levedura para pão e como era produzida para dar um sabor melhor ao pão. O segredo era deixar a massa crescer. Foi a partir daí que a fermentação do pão ficou conhecida.
Mais tarde, os gregos ousaram introduzir mel e nozes na sua elaboração. Os romanos, por sua vez, conseguiram desenvolver equipamentos como amassadeiras e foi precisamente nessa época que nasceu oficialmente a primeira escola de padeiros.
Foi nessa época que o pão ganhou fama e foi progressivamente aceite em muitas outras culturas. Atualmente, cada país tem as suas próprias formas e estilos de produção. No entanto, os principais produtos para padaria em todos os lugares são a farinha de trigo, levedura, água e sal. Assim, o resultado será um pedaço de pão com bom sabor e estaladiço.
Quais são os pães mais comuns?
Como já dissemos, em cada cultura o pão é consumido de uma forma diferente e é justamente aí que reside a sua riqueza. Entre os mais consumidos, encontramos:
- Pão de trigo. Este tipo de pão pode ter duas variedades: o pão branco tradicional e o pão integral. Este último acaba por ser muito saudável graças à quantidade de fibras e nutrientes que contribui para o bom funcionamento do nosso organismo.
- Pão de centeio. Oferece um alto teor de fibra e geralmente tem um ponto com acidez quando o provamos.
- Pão de milho. Trata-se de um pão com muito baixo teor de purinas, sendo ideal para pessoas com níveis elevados de ácido úrico .
- Pão de espelta.. O pão de espelta é muito mais digerível graças ao seu maior teor de fibra e menor teor de glúten, dois dos seus benefícios mais importantes.
- Pão germinado. São utilizadas as sementes do cereal germinado.
Federação Internacional de Padeiros
O Dia Mundial do Pão foi criado pela Federação Internacional de Padeiros (UIB), com o objetivo principal de dedicar um dia do ano, também coincidente com o Dia Mundial da Alimentação, à história e ao futuro de um dos alimentos básicos na nutrição do ser humano.
Produtos AB Mauri, tudo que precisa para um bom pão
Com este artigo queremos associar-nos à comemoração deste dia e gostaríamos também de incentivar ao consumo de pão, fabricado com soluções inovadoras.
Obtenha os produtos para padaria e pastelaria do nosso catálogo, como a levedura e aprenda muito mais sobre o mundo da panificação com os artigos do nosso blog, como as novas tendências para a sua padaria ou a fermentação do pão. Visite-nos!