As tendências de consumo estão em constante mudança, especialmente no setor dos alimentos. Essas mudanças nos hábitos de consumo obrigam as empresas a adequar a sua oferta de acordo com os interesses e necessidades dos consumidores.
Entre os setores em que as mudanças de hábitos têm sido mais percebidas pelos consumidores, destaca-se o setor de panificação. A AB Mauri, um dos maiores fabricantes mundiais de leveduras para pão e melhorantes para panificação, partilha consigo os novos hábitos de consumo em produtos para padaria. Mantenha o seu negócio atualizado com a AB Mauri!
Quais são os hábitos de compra da padaria?
Um dos aspetos mais importantes a se levar em consideração na determinação da oferta de produtos de uma padaria são os hábitos de consumo dos clientes, uma vez que a oferta é estabelecida de acordo com as necessidades dos consumidores. A seguir, tomando como referência a pesquisa realizada pela Innograin, observa-se que as novas tendências de compras em padarias são as seguintes:
Pão em padarias
Sem dúvida, o hábito de consumo mais observado é a compra de pão em padarias, uma vez que é praticado por 62% da população, em que predomina a faixa etária entre 36 e 50 anos. Por outro lado, 25% dos inquiridos compram em supermercados, 10% em lojas de alimentos e 3% em outros tipos de lojas. Geralmente, quanto menor a quantidade de pão que compra, menor é a percentagem de pão comprado na padaria.
Consumo diário de pão
O consumo médio de 40% das famílias é um pão por dia. No entanto, 17% das famílias consomem dois pães por dia e 16% uma média de três a quatro pães por semana. Tudo isso reflete uma forte correlação entre o número de pessoas que vivem na casa e a quantidade de pão consumido.
Produtos frescos para padaria
85% dos consumidores optam por consumir pão fresco, tendência que pode ser observada em todas as faixas etárias, principalmente na faixa de 36 a 65 anos. Por outro lado, 8% da população consome pão fatiado..
Entre os diferentes tipos de pães frescos, 56% da população prefere pães com alto grau de hidratação, 30% pães de hidratação intermédia e 11% pães de baixa hidratação.
Pães médios
Outra das novas tendências de consumo dos produtos para padaria refere-se ao tamanho dos pães. 75% da população prefere pães de tamanho médio, enquanto 18% opta por pedaços grandes e 9% por pães pequenos. Da mesma forma que a quantidade de pão consumido diariamente, o tamanho do pão é influenciado pelo número de pessoas que residem no domicílio.
Pães especiais
Em relação aos pães especiais, a população opta por comprar pão com massa madre e outros pães feitos com sementes e ingredientes naturais. Da mesma forma, os pães sem sal ou sem glúten são consumidos em menor proporção, por se tratar de produtos voltados para um público muito reduzido.
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