Hábitos de consumo em padaria

Padaria
AGO192021

As tendências de consumo estão em constante mudança, especialmente no setor dos alimentos. Essas mudanças nos hábitos de consumo obrigam as empresas a adequar a sua oferta de acordo com a«os interesses e necessidades dos consumidores.

Dentre os setores em que as mudanças de hábitos têm sido mais percebidas pelos consumidores, destaca-se o setor de panificação. A AB Mauri, um dos maiores fabricantes mundiais de leveduras para pão e melhorantes para panificação, partilha consigo  os novos hábitos de consumo em produtos para padaria. Mantenha o seu negócio atualizado com a AB Mauri!

Quais são os hábitos de compra da padaria?

Um dos aspetos mais importantes a se levar em consideração na determinação da oferta de produtos de uma padaria são os hábitos de consumo dos clientes, uma vez que a oferta é estabelecida de acordo com as necessidades dos consumidores. A seguir, tomando como referência a pesquisa realizada pela Innograin, observa-se que as novas tendências de compras em padarias são as seguintes:

Pão em padarias

Sem dúvida, o hábito de consumo mais observado é a compra de pão em padarias, uma vez que é praticado por 62% da população, em que predomina a faixa etária entre 36 e 50 anos. Por outro lado, 25% dos inquiridos compram em supermercados, 10% em lojas de alimentos e 3% em outros tipos de lojas. Geralmente, quanto menor a quantidade de pão que compra, menor é a percentagem de pão comprado na padaria.

Consumo diário de pão

O consumo médio de 40% das famílias é um pão por dia. No entanto, 17% das famílias consomem dois pães por dia e 16% uma média de três a quatro pães por semana. Tudo isso reflete uma forte correlação entre o número de pessoas que vivem na casa e a quantidade de pão consumido.

Produtos frescos para padaria

85% dos consumidores optam por consumir pão fresco, tendência que pode ser observada em todas as faixas etárias, principalmente na faixa de 36 a 65 anos. Por outro lado, 8% da população consome pão fatiado..

Entre os diferentes tipos de pães frescos, 56% da população prefere pães com alto grau de hidratação, 30% pães de hidratação intermédia e 11% pães de baixa hidratação.

Pães médios

Outra das novas tendências de consumo dos produtos para padaria refere-se ao tamanho dos pães. 75% da população prefere pães de tamanho médio, enquanto 18% opta por pedaços grandes e 9% por pães pequenos. Da mesma forma que a quantidade de pão consumido diariamente, o tamanho do pão é influenciado pelo número de pessoas que residem no domicílio.

Pães especiais

Em relação aos pães especiais, a população opta por comprar pão com massa madre e outros pães feitos com sementes e ingredientes naturais. Da mesma forma, os pães sem sal ou sem glúten são consumidos em menor proporção, por se tratar de produtos voltados para um público muito reduzido.

Descubra ingredientes de panificação de qualidade na AB Mauri!

Na AB Mauri somos especialistas na fabrico de leveduras, melhorantes para panificação e muitos outros ingredientes de panificação. Com mais de 100 anos de experiência, 52 fábricas e vendas em mais de 90 países, na AB Mauri garantimos a melhor qualidade em todos os nossos produtos e serviços para que possa tirar o máximo proveito do seu negócio de panificação ou pastelaria. Adapte a sua oferta comercial às novas tendências de consumo do mercado atual com a AB Mauri!

Compartir