Abrir um negócio, neste caso uma padaria, é sempre um desafio, principalmente para quem está a começar neste sector. A consttituição de uma padaria requer planeamento, consistência e rigor.
Atualmente, conquistar um mercado pode parecer uma batalha sem fim, já que o seu negócio e os da concorrência lutam por ocupar o primeiro lugar. Bem, obviamente, é importante ter uma boa ideia de negócio, embora se o seu principal objetivo é concentrar-se na venda de alimentos, a chave é dar atenção máxima a todos os detalhes, dos ingredientes e do seu processo.
Benefícios de qualidade do produto
A qualidade dos seus produtos (sejam bolos, biscoitos, pastéis ou pães) é sempre uma das maiores preocupações. Certamente, uma das suas ferramentas de vendas é através da publicidade, uma vez que através dela o seu negócio realiza vendas.
Mas antes de fazer isso, é muito importante ter em consideração a seleção dos ingredientes que compõem as suas receitas. Se possível, realize diferentes testes com produtos que utilizam matérias-primas e ingredientes alternativos. É sempre uma boa opção considerar diferentes possibilidades e obter um produto com maior qualidade e ajustado à sua proposta de valor.
A seleção do equipamento
Máquinas robustas, certificadas e fáceis de manipular, que garantem a segurança dos trabalhadores e proporcionam alta rentabilidade, são as variáveis que deve avaliar na decisão de aquisição de equipamentos.
O investimento realizado nas instalações, equipamentos e recursos humanos será recompensado com a qualidade da produção. Por esse motivo, uma boa definição das matérias-primas utilizadas pode não colocar o seu negócio em risco, pois pode fazer a diferença entre os seus consumidores. Que os sabores, o valor nutricional, a apresentação e a criatividade prevaleçam, é sucesso garantido!
Devem ser estudadas condições adequadas à legislação vigente, às regras de segurança, à preparação, ao condicionamento, à embalagem e à distribuição de alimentos. E, acima de tudo, tendo em consideração o grau e os métodos de uso da capacidade produtiva.
A importância da imagem e comunicação
Como dissemos, o principal é concentrar-se na qualidade que deseja oferecer aos seus clientes, embora a apresentação das suas instalações ou o vestuário para dos seus trabalhadores também sejam fatores importantes.
A divulgação de uma marca perante potenciais consumidores e líderes de opinião não deve “deixar de lado” a sua gestão. Hoje, diferenciar-se da concorrência e aproximar-se dos seus clientes é vital.
Por esse motivo, é importante fazer um plano de marketing para a comunicação dos seus produtos, serviços e a própria empresa. Há várias actividades que pode desenvolver no âmbito da comunicação: criar um site e estar ativamente presente nas redes sociais; estabelecer colaborações com associações locais de solidariedade; participar em eventos culturais e gastronómicos… Além disso, a boa gestão económica de recursos é um dos princípios básicos chegar ao sucesso.
Na AB Mauri, temos os melhores ingredientes para os seus produtos de pastelaria e padaria. Ingredientes que ajudam a tornar o seu produto mais consistente, melhoram a textura, o sabor e o aroma. Obtém o melhor resultado e a melhor qualidade para a sua padaria.