Levedura seca e fresca: o que as distingue e como é que beneficiam o padeiro?

Mundo Pão
FEB222019
null
Levedura seca e fresca: o que as distingue e como é que beneficiam o padeiro?

Existem vários produtos essenciais no sector de panificação, mas obviamente um dos mais importantes, além da farinha, é a levedura. Este é um ingrediente chave que determinará a qualidade final do pão.

Hoje queremos falar especificamente sobre os dois tipos de levedura, levedura fresca e seca,  como se utilizam e quais são os seus benefícios para o padeiro e para o seu negócio.

A levedura fresca

Actualmente, este tipo de levedura é muito valorizada entre padeiros e pasteleiros devido à sua eficácia, pureza e fácil adaptação aos diferentes processos de fermentação, médios e longos, ou com repouso inicial massa inicial, seja  moderados ou mais longo.

A levedura fresca é imprescindível para processos de fermentação a frio.

A levedura seca

Trata-se de um tipo de levedura que é obtida a partir da levedura fresca. Após a obtenção da levedura fresca, é submetida a um processo de secagem, que consiste em retirar a água da levedura fresca sem afectar sua capacidade de fermentação.

Ao contrário da levedura fresca, a performande da levedura seca é caracterizada por ter  um início lento no processo de fermentação. Esta característica faz com que seja ideal para alguns processos em que é necessário obter uma massa de fácil manipulação.

Qual é a diferença entre levedura fresca e levedura seca?

Uma das diferenças mais notáveis ​​e importantes entre estes dois tipos de levedura é que a levedura seca tem uma vida útil muito mais longa do que a levedura fresca. Esta é uma consequência da remoção da água, efeito pelo qual é especialmente benéfica para os padeiros, já que a sua vida útil é de 2 anos. Portanto, é um tipo de levedura que os padeiros deve ter á sua disposição, para cobrir qualquer necessidade extra nos seus processos de panificação.

A levedura seca deve ser incorporada directamente na amassadura juntamente com a farinha e nunca com a água.

Outra diferença significativa é o armazenamento de cada tipo de levedura. A levedura fresca precisa de estar refrigerada para mantêr as suas características, enquanto que a levedura seca não precisa de nenhum tipo de refrigeração.

Uma levedura para cada processo

Cada processo de panificação é diferente, portanto, cada um necessita de um produto indicado para obter os melhores resultados. A  nossa Levedura Seca Mauripan Redé um produto de elevada qualidade, elaborado através de processo rigoroso que permite obter os melhores resultados.

Por isso, e embora cada padeiro tenha a sua própria técnica, ao comprar os melhores ingredientes para padaria disponibilizados pela AB Mauri, a possibilidade de obter um pão que seja um sucesso crescem exponencialmente.

Compartir