Nova normalidade: para onde se dirige o setor?

Negócio
MAY042020

Após muitos dias de confinamento em casa por causa do estado de emergência, o desconfinamento avança cada vez mais e abre espaço para a já conhecida “nova normalidade”. Entretanto, apesar desse termo já nos ser familiar, a verdade é que não se sabe com certeza como será esse novo normal. Por isso, AB Mauri apresenta uma pequena análise sobre como pode ser e quais serão as tendências desta nova fase.  

Nova normalidade no setor

Durante todo o período da crise sanitária, foi possível que as padarias de Portugal continuassem a trabalhar, desde que respeitassem as  estritas medidas de segurança e avançassem de acordo com as diferentes fases de desconfinamento estabelecidas.  Muitos começaram a diversificar o seu negócio com outros serviços, nomeadamente a entrega ao domicílio. Mesmo que o setor tenha sofrido uma grande perda, é necessário preparar-se para a nova normalidade.  

Mesmo quando as pessoas voltem a sair nas ruas, não podemos ignorar a segurança sanitária e devemos garantir a adoção das medidas de segurança básicas como as barreiras de proteção, o álcool  gel e as máscaras. Mais que obrigação, estes equipamentos vão se tornando parte do nosso quotidiano.

Além disso, durante esta crise sanitária, a tendência de fazer pães e doces em casa cresceu, já que foi neste período que mais se vendeu produtos de padarias segmentados para o fabrico em casa nos supermercados. Entretanto, ainda não sabemos se isso pode ser tornar uma ameaça ou uma forma de nos reinventarmos.  

5 tendências de padaria para 2020 

Padaria vegan

Aumenta cada vez mais o número de pessoas que deixam de comer carne ou consumir produtos de origem animal. Por isso, muitas empresas estão a desenvolver soluções para oferecer produtos alimentares vegan.   

O setor de padarias já começou a pensar sobre esse tipo de alimentação e a tendência continua a crescer Esse é um detalhe importante que muitos padeiros deverão ter em consideração nos próximos meses. Além disso, deve-se realçar que o nível de exigência por parte do cliente também subiu e não se conformam com uma gama de produtos pequena. Esta oportunidade pode ser uma grande vantagem perante aos seus concorrentes, já que a maioria das padarias e pastelarias não oferecem essa alternativa.   

Do forno à mesa 

Se antes da crise sanitária, todas as vezes que não queríamos cozinhar, pedíamos o famoso “delivery”, agora esse tipo de serviço se tornou indispensável e sua procura cresce a cada dia. Sem dúvida, é uma grande oportunidade de aumentar os negócios, pois existem muitas pessoas que não tem a possibilidade de ir até os estabelecimentos e fazer coisas básicas como comprar seu próprio pão. Essas pessoas estão bastante interessadas em receber os produtos em suas casas, especialmente as pessoas idosas.

Exclusividade

Cada vez mais os consumidores buscam exclusividade no setor da padaria e pastelaria e, por isso investir, em tecnologia é uma oportunidade de criar produtos únicos para seus clientes.   

Ainda que pareça um pouco arriscado, agora é um bom momento para investir em maquinaria e novos ingredientes, os quais ajudem a melhorar suas criações, tentar novas receitas, e conseguir resultados inovadores. Estimular o consumo é uma condição indispensável para estar na frente. 

Padaria saudável

A fibra, tão presente nos pães, continua a ser uma grande aliada da saúde. Possui muitos benefícios alimentares o que agora ganhou ainda mais valor. 

Os clientes tem se mostrado cada vez mais preocupados com a sua saúde e dos seus familiares. Por isso, disponibilizar um pão fabricado ingredientes integrais, por exemplo, pode dar-lhe vantagem perante a concorrência. Por outro lado, na pastelaria é necessário encontrar receitas mais saudáveis, com menos açúcar e gordura.

Pensar no Meio Ambiente

Por um momento, parece que a crise sanitária desapareceu com a preocupação com o meio ambiente. Porém, a realidade é outra. Devemos continuar a pensar em soluções para cuidar do nosso planeta e das novas gerações. Qualquer que seja o gesto que possa fazer por esta causa, será bem visto por seus clientes, além de ser importante para todos nós. Se tens dúvidas por onde começar, podes pensar em como aproveitar melhor os produtos que sobram. 

Recém saído do forno    

Outra tendência deste ano é a dos clientes que preferem produtos feitos na hora. Cada vez mais pessoas pedem e não parece ser algo passageiro. Ter pão sempre quente, recém saído do forno ou um bolo feito no dia são coisas que os clientes valorizam muito e pode fazer a diferença entre seu negócio e dos seus concorrentes.

Esta foi a nossa contribuição sobre onde se está a dirigir o setor da padaria e pastelaria. Contudo, se quiser focar no presente, tenm toda a informação sobre a situação atual no nosso blog.     

Compartir