O que é a Rountable on Sustainable Palm Oil?

Negócio
OCT212021

O óleo de palma é, hoje em dia, um dos óleos vegetais mais usados. Trata-se  de um ingrediente comum em muitos produtos de pastelaria e panificação, pelo que é previsível o aumento do seu consumo nos próximos anos. 

A procura crescente e imparável dos produtos de pastelaria e panificação e das outras indústrias colocou o foco na necessidade de preservar e conservar os ecossistemas tropicais onde se cultiva a palma de óleo, que é a árvore da qual se extrai o óleo de palma após  prensado o seu fruto. Este é o motivo pelo que nasce a necessidade desta iniciativa.

O que é a RPSO?

A Rountable on Sustainable Palm Oil é uma iniciativa global, multi-stakeholder de palma renovável formada por plantações, processadores e comerciantes, fabricantes de bens de consumo e distribuidores de produtos de óleo de palma, instituições financeiras e ONGs. 

A sua visão tem como base transformar o mercado da padaria e pastelaria junto com as outras indústrias, fazendo que o padrão de obtenção de óleo de palma seja sustentável. Para isso concentram-se em cumprir com a demanda alimentar atual deste óleo, apoiar para que os preços sejam acessíveis, apoiar a redução da pobreza em zonas onde se extrai o óleo, proteger os interesses sociais das comunidades e trabalhadores protegendo o meio ambiente da zona de procedência. 

Sob este nome pode certificar-se qualquer organização ao longo da cadeia de fornecimento que tenha a propriedade legal e gira fisicamente produtos Certificados RSPO incluindo contratistas sub-contratados, ou sejam as extractoras Independentes de Óleo de Palma, as refinarias, os pátios de tanque, os fabricantes de produtos semi-confeccionados, fabricantes de produtos finais, etc.

Por que é tão importante a RPSO para a padaria e pastelaria?

Embora sabemos que hoje em dia há uma insatisfação generalizada sobre o consumo de óleo de palma, também sabemos que essa insatisfação é fruto da falta de informação e informação pouco verdadeira, que nos últimos tempos foi veiculada sobre este tema. A verdade é que o óleo de palma de qualidade regulado pela RPSO, dá lugar a receitas de pastelaria profissional e padaria de qualidade e deliciosas. 

Por isso, a RSPO desenvolveu critérios ambientais e sociais para que todas as empresas produzam este tipo de óleo seguindo regras do Certificado Sustentável Óleo de Palma (CSPO).

Se os critérios marcados por esta normativa se usam de forma correta é minimizado o impacto negativo no meio ambiente e nas comunidades onde se cultiva esse óleo.  

Por outro lado, a RSPO conta com mais de 4.000 membros em todo o mundo que forma parte da cadeia de fornecimento do óleo de palma. Todos eles se comprometeram a tentar produzir, obter e usar o óleo de palma de forma sustentável e certificado pela RSPO. 

Na AB Mauri apoiamos e formamos parte da iniciativa iniciativa RSPO, um projeto que consideramos muito necessário para preservar o meio e fomentar um setor de produtos de pastelaria e panificação sustentável. 

Compartir