O pão é fabricado com quatro ingredientes básicos: farinha, levedura, água e sal. Mas, qual é o papel que os melhorantes desempenhamno processo de fabrico?
A principal função dos melhorantes é garantir a qualidade do pão, seja qual foro seu processo de elaboração. Com este ingrediente conseguiremos que o pão tenha uma textura mais agradável e conserve o seu sabor e aroma durante mais tempo. Mas, realmente conhecemos as diferenças existentes entre as diversas soluções que podemos encontrar no mercado? Qual é o melhorante que devemos utilizar para elaborar pão, em função do processo de fabrico?
No mercado podemos encontrar diferentes tipos de melhorantes; cada um deles pensado para um tipo de pão determinado e processo. Se desejarmos elaborar um pão rústico ou regional aconselhamos a utilizar, ou Grampan Especial ou Grampan Escuro.
Para processos artesanais e mecanizados aconselhamos a experimentar a nossa mais recente novidade, Mega Top Xp. No entanto, para linhas automáticas e processos exigentes o Megatop passegura máxima tolerância e estabilidade em fermentações curtas ou longas.. Garante excelentes resultados. Realça as qualidades do pão: aroma, sabor, cor e miolo.
Por outro lado, se pretende obter pães de forma, com excelente conservação e frescura , recomendamos-lhe utilizar LS, que lhe permite elaborar pão com sabor muito agradável, com miolo resistente e regular e com uma conservação, em termos de frescura, prolongada
Seja qual for a sua escolha, o seu objetivo é obter um produto de qualidade. Utilizando um melhorante para acentuar o sabor, a textura e o aroma dos seus pães conseguirá o melhor resultado para a sua padaria.