O pão é um dos alimentos mais consumidos do mundo. Mas sabe, em todo o mundo, quais são os pães que os consumidores preferem? Descubra os tipos de pão mais vendidos nos cinco continentes e inspire-se para encontrar novas receitas e renovar a sua padaria.
O primeiro colocado do ranking é o pão de forma. Talvez não seja um dos pães mais apreciados devido ao seu sabor e à sua receita tradicional, mas é o mais consumido a nível mundial.
O segundo no pódio é a baguete. Este pão típico de França, elaborado com farinha de trigo, é um dos mais populares desde o início do século XX. O seu segredo está no facto de ser um pão rápido de cozer, o que facilita o trabalho dos padeiros.
A medalha de bronze é para o pão de queijo. O seu país de origem é o Brasil e é fabricado com farinha de mandioca. Foi inventado no século XIX como resposta a má qualidade da farinha.
O pão pita ocupa a quarta posição entre os pães mais vendidos do mundo. A sua origem é no Médio Oriente e popularizou-se durante as últimas décadas. O seu principal atributo é a possibilidade de adicionar qualquer tipo de recheio e é bastante conveniente para refeições rápidas.
O casabe, parecido com a tapioca brasileira, é o seguinte da lista. Elaborado sem levedura e com farinha de mandioca é finalizado na frigideira. Trata-se de um pão ázimo de origem indígena e muito conhecido na América do Sul e na América Central.
O sétimo lugar neste ranking dos mais vendidos ficou para o mantou. Este pão doce, à base de farinha de trigo, é muito popular na China. Embora possa ser consumido depois de ser cozido, o certo é que na maioria das ocasiões também se frita. O seu sabor é inconfundível!
E na última posição encontramos o pão de milho. O segredo do seu sucesso é o facto de ser muito fácil de preparar porque se cozinha diretamente na frigideira, e não é necessário levá-lo previamente ao forno. É muito popular na América do Norte.
A AB Mauri considera importante inovar incorporando alguma destas receitas na sua padaria, inclusivé elaborar as suas próprias versões para obter uma receita única que permita diferenciá-lo da sua concorrência.