fbpx

Padaria ou loja de pão. Quais são as diferenças?

Negócio
FEB162018
Padaria ou loja de pão
Padaria ou loja de pão. Quais são as diferenças?

O amor ao pão continua a crescer. Os clientes cada vez se preocupam mais por aquilo que comem. Por isso, se for abrir uma padaria ou estiver a pensar nisso não se esqueça das lojas ou quiosques de pão, porque talvez seja o que deseja. Conhece a diferença entre ambos?

Uma das principais diferenças que existem entre estes estabelecimentos é que a padaria, para ser colocada em funcionamento, exige um investimento inicial muito maior do que uma loja de pão. Nas suas instalações não pode faltar maquinaria básica para o fabrico de pão, o que torna indispensável contar também com um espaço maior do que o de uma loja de pão.

A loja ou quiosque de pão não precisa de tanto espaço como uma padaria para poder abrir as suas portas ao público, pois embora seja possível elaborar uma pequena quantidade de pão esta nunca é significativa. Desta forma, o loja de pão consegue manter o encanto desta profissão, mas sem os seus pontos negativos, como ter de se levantar muito cedo para que o pão este pronto a tempo e horas para servir aos seus clientes.

Outra das grandes diferenças que distinguem uma padaria de uma loja de pão é que no primeiro caso só se elabora e vende pão, enquanto no segundo caso se trata de um estabelecimento que só vende pão, e que também comercializa outro tipo de produtos e presta outros tipos de serviço: cafetaria, alimentação, bares…

A grande peculiaridade deste tipo de negócios é que o pão é cozido ali mesmo, a partir de pão pré-cozido ou congelado, pelo que a diferença entre ambos os estabelecimentos se baseia sobretudo no tipo de processo.

Esta escolha, como é evidente, estará diretamente vinculada aos seus conhecimentos relativos à elaboração de pão. Portanto, pense bem sobre todas estas questões antes de optar pela abertura de uma padaria ou de uma loja de pão. Pense quais são as suas potencialidades e os seus objetivos, mas não se esqueça de apostar sempre na máxima qualidade.

Compartir