Cinco pães especiais a não perder

Mundo Pão
AGO102023

Atualmente, os pães especiais tornaram-se uma opção imperdível para quem procura novas experiências para o paladar. Se no passado eram alimentos invulgares ou reservados apenas para ocasiões extraordinárias, a verdade é que a sua popularidade tem vindo a aumentar e hoje em dia podem ser encontrados literalmente em qualquer esquina.

Da mesma forma, os produtos de panificação são variados e a escolha de um ou outro, como sempre, dependerá do gosto pessoal, da procura do público ou da criatividade do responsável pelo processo. No entanto, os ingredientes essenciais, como levedura de padeiro ou o tipo de farinha, serão sempre os mesmos e, nesta base, a liberdade de criação é absoluta.

Os melhores fornecedores de matérias-primas para padaria estão atentos às tendências de panificação preferidas dos utilizadores e, caso necessite deste tipo de produtos, na AB Mauri dispomos de um vasto catálogo que trará valor acrescentado a qualquer uma das suas receitas. Dito isto, vejamos algumas das pães especiais preferidas da atualidade.

Pão com sementes

As sementes podem ser tão diversas como os tipos de pão que existem no mundo. Uma das mais conhecidas e utilizadas atualmente são as sementes de sésamo, de chia e de linhaça. No entanto, existem outras sementes menos conhecidas, como as sementes de papoila ou as sementes de abóbora, se quiser dar um toque exótico à sua receita.

Seja qual for o tipo de sementes que escolher, irá certamente fazer as delícias de todos. Recomenda-se uma baixa percentagem de farinha simples para esta receita.

Pão de nozes e sultanas

Este tipo de pão é ideal para paladares que procuram uma mistura de doce e salgado. O estaladiço das nozes e a suavidade das sultanas provocarão uma explosão de sabores se juntar também um pouco de paté ou um queijo de cabra suave.

Para este tipo de pão, é aconselhável utilizar um tipo de farinha que dê origem a um resultado final esponjoso. Desta forma, o contraste não será apenas entre os sabores, mas também nas texturas.

Pão com azeitonas

Se quiser um autêntico sabor mediterrânico, esta receita é ideal. Pode juntar azeitonas pretas ou azeitonas verdes à massa. Ambas lhe darão um sabor único. Uma das características mais notáveis desta receita é o facto de o sabor das azeitonas penetrar em toda a massa do pão, espalhando um apetitoso aroma a azeitona mesmo quando a massa está acabada de cozer.

Pão com chocolate e laranja cristalizada

Se sempre pensou que a mistura de chocolate e laranja cristalizada era exclusiva de biscoitos ou bolos, está enganado, porque também são excelentes produtos de panificação.

Este tipo de pão é perfeito para lanches e para quem gosta desta mistura sem a necessidade de um pão de ló com muito açúcar, por isso é importante que o resultado final da massa seja tenro e fofo. Como dica, pode adicionar um pouco de cacau à receita para dar um efeito de pão de ló.

Pão de Kamut

Este é provavelmente o produto estrela para os amantes do pão escuro. O Kamut é um trigo antigo originário de África, que se caracteriza pelo facto de ser pouco manipulado e de conter uma grande quantidade de vitaminas e aminoácidos.

A receita ideal é cozer o pão com farinha integral de Kamut, mas também se pode fazer com farinha branca de Kamut ou misturar os dois tipos de farinha. Se é um entusiasta das receitas do mundo, não deixe de verificar as origens de outros pães especiais.

Vale a pena mencionar que o ingrediente base para estes pães pode ser o mesmo que para um pão normal, embora se quiser diferenciar-se com esta receita, uma base de massa fermentada é uma excelente opção para deixar qualquer comensal satisfeito.

Porquê a levedura da AB Mauri?

Na AB Mauri, como fabricantes de matérias-primas para padaria, recomendamos os seguintes tipos de leveduras que farão da sua receita um produto final de qualidade e profissional. Vejamos alguns deles.

Por um lado, temos a levedura prensada Mauri Classic, que é ideal para tempos de fermentação longos. A sua textura fina vai fundir-se na mistura final, resultando numa massa homogénea e uniforme.

A levedura Mauripan Red faz parte da nossa gama de leveduras secas. Este produto é adequado para qualquer processo de cozedura. Entre as características mais notáveis desta levedura está o facto de ser necessário apenas um terço da quantidade habitual de levedura em comparação com uma levedura clássica ou prensada.

Não deixe de consultar o nosso catálogo diretamente no nosso sítio Web. Encontrará tipos de leveduras para cada tipo de receita que tenha em mente – esperamos por si! 

Compartir