Pão brioche, conheça o seu percurso!

Padaria
ABR142021

Um pão levemente adocicado e fofo é o pão brioche. E, este pão de origem francesa chegou a todos os cantos do mundo e é consumido com alimentos doces e salgados. Mas, conhece a origem e a rota de um dos produtos mais replicados em todo o mundo?

De origem francesa e conhecido em todo o mundo

É um dos produtos de pastelaria  de origem francesa. A sua origem data do século 16, especificamente na Normandia. Se olharmos para trás, constatamos que já na Idade Média este tipo de pão esponjoso era produzido à base de ingredientes de pastelaria como são a levedura fresca, a farinha, açúcar, manteiga e leite. 

Este pão é uma massa de pastelaria leve e bem arejada. Como bem sabe, o verdadeiro segredo deste tipo de massa é amassar e descansar a massa até obter a textura certa, dependendo do resultado final que se deseja. 

Embora, seja verdade, podemos encontrar algumas versões de pão brioche com passas ou raspas de chocolate. Na AB Mauri, como especialistas em ingredientes de pastelaria, apostamos na versão mais tradicional desta receita, que explicaremos a seguir.

Receita de Brioche Francês

  • 1 Kg – Delibrioche 50
  • 1 Kg – Farinha T55
  • 0.65 L – Água
  • 0.15 Kg – Manteiga
  • 0.1 L – Leite
  • 0.05 L – Run
  • 0.21 Kg – Levedura fresca AB Mauri
  1. Para começar, amasse tudo até obter uma massa fina e extensível.
  2. Em seguida, deixe repousar por 10 a 15 minutos.
  3. Divida as peças no tamanho desejado.
  4. Fermentar até um ponto ótimo.
  5. Pincele os pedaços com ovo antes de cozer.
  6. Coza em forno forte e com o respiro fechado.

As matérias-primas para pastelaria são o segredo do seu sucesso

Esta receita, graças aos nossos produtos torna-se uma receita fácil e simples. 

Para preparar um pão de brioche ou outros tipos de produtos de pastelaria, recomendamos que aposte na nossa levedura fresca Mauri Gold. Trata-se de uma levedura fresca açucarada que é ideal para todos os tipos de massas de  pastelaria,concebida para elaborações com teor de açúcar entre 10 e 30% e que, além disso, suporta processos de congelação.

Compartir