Propriedades do pão branco

Mundo Pão
JUN012023

O pão branco ou de trigo é um alimento essencial na nossa dieta mediterrânica. É um alimento muito fácil de preparar com água, levedura e sal e dá-nos as calorias necessárias para podermos passar um dia cheio de energia.

Atualmente, estamos muito habituados a ouvir apenas coisas boas sobre o pão integral, ignorando os benefícios do pão de trigo branco. Na AB Mauri adoramos o pão, a variedade de tipos e a massa madre que se pode acrescentar.

Na AB Mauri somos fornecedores de produtos para padaria e dispomos de um vasto catálogo que está à vossa disposição. Estamos dispostos a ajudá-lo a encontrar as melhores soluções para si. É por isso que neste artigo vamos explicar a história e a sua produção, propriedades e benefícios.

A história 

Para encontrar as suas origens, temos de remontar aos antigos egípcios, há mais de 5.000 anos. Nessa altura, começaram a peneirar a farinha que era utilizada para fazer pão e bolos. Todo o processo era feito à mão, utilizando peneiras de pano ou de junco. Como era um processo muito caro, só a realeza tinha dinheiro suficiente para o pagar.

O pão branco é muito simples de fazer. Neste caso, os grãos de trigo são submetidos a um processo de purificação muito mais rigoroso do que no caso do pão integral. Estes grãos são moídos até que todas as camadas sejam separadas. Deste processo obtém-se a farinha com a qual se vai fazer o pão. Juntamente com a farinha, juntam-se os seguintes ingredientes: água, levedura e sal, embora por vezes se exclua o sal.

Na AB Mauri somos fabricantes de produtos para padaria, oferecemos aos nossos clientes as melhores leveduras e ingredientes para o seu fabrico. Se está à procura destes produtos, contacte-nos através do nosso site.

Pão branco

O pão branco é o mais consumido em Portugal, embora seja verdade que muitos nutricionistas dizem que é melhor comer uma quantidade regulada devido às altas calorias que fornece. Aqui estão 8 benefícios do pão branco e porque é que ele está sempre na nossa dieta.

Este tipo é muito mais saboroso do que a farinha integral, a sua textura é muito agradável e o seu aspeto é mais desejável. Tudo isto se deve ao facto de ser feito com uma farinha que foi muito bem refinada. Pode ser combinado com um pouco de massa madre e a combinação de ambos é um alimento que se torna cada vez melhor.

Contém numerosos nutrientes positivos para o organismo humano: vitamina A, B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12, C, D, E e K. Também ferro, proteínas, cálcio, fibras, potássio, iodo, diferentes hidratos de carbono, magnésio, sódio, fósforo, gordura, açúcar e, finalmente, purinas.

Algo muito importante é o facto de não conter colesterol, pelo que é ótimo para o nosso sistema circulatório. Além disso, recomenda-se comer 60 gramas de pão duas ou três vezes por dia, uma vez que é muito benéfico para a saúde cardiovascular. Comer mais de 40 gramas por dia aumenta os níveis sanguíneos de vitamina B1, que é vital para o correto desenvolvimento neurológico.

Como já foi referido, como é rico em hidratos de carbono, fornece-nos muita energia para estarmos ativos durante todo o dia.

Um falso mito é o de que o pão engorda, o que está longe de ser verdade, uma vez que é fundamental para a nossa dieta mediterrânica. Tem baixo teor de gordura e é muito rico em nutrientes, como vimos acima.

O consumo deste alimento previne a anemia, uma vez que fornece ferro ao organismo. É também uma ótima fonte de cálcio, tal como as farinhas integrais, embora estas não contenham filatos.

AB Mauri, fabricantes de produtos para padaria

AB Mauri tem mais de 150 anos de experiência, 53 fábricas e vende em mais de 100 países. Somos um dos maiores fornecedores de produtos para padaria. Visite o nosso site e descubra tudo o que vendemos. Contacte-nos e pergunte-nos o que quiser.

Compartir