Sabia que há uma levedura para cada tipo de processo?

Padaria
ABR192019
sabia que ha
Um pão para cada momento

A levedura é um ingrediente fundamental para a elaboração dos nossos pães. No entanto, muitas vezes não estamos totalmente seguros sobre a mais adequada a cada processo.

Neste artigo vamos falar sobre os diferentes tipos de leveduras. No entanto, primeiro vamos falar sobre a definição de levedura e a sua importância.

O que é a levedura?

A levedura é um microrganismo que cresce e se reproduz facilmente através do consumo de açúcares e outros nutrientes. A humidade e calor são fatores que ajudam a acelerar o seu desenvolvimento.

Durante a fase de desenvolvimento são geradas enzimas responsáveis ​​por um importante processo conhecido como fermentação, que produz diferentes reações químicas em certos alimentos.

A levedura é também uma fonte de saúde, pois contém múltiplos benefícios para o nosso corpo. O seu alto teor de micronutrientes é um dos elementos que mais se destaca, entre eles podemos encontrar vitaminas como B1, B2, B3, B6, B12 ou ácido fólico.

Para que serve a levedura?

A levedura não só nos ajuda a fazer pão, mas é fundamental na elaboração de bebidas alcoólicas, como vinho ou cerveja.

No caso da  levedura para panificação,  o seu papel é fundamental para o processo de fermentação. Esta fase faz com que a massa aumente de tamanho, criando uma estrutura esponjosa e macia.

Mas não é só isso! A levedura confere ao pão aquele aroma e sabor que o caracteriza.

Tipos de levedura para cada processo

Levedura prensada

É a mais utilizada.Este tipo de levedura também é conhecido como fresca, porque tem que ser armazenado numa câmara para preservar suas propriedades.

A sua apresentação é em blocos húmidos e compactos, o que faz com que facilmente se desfaça e se misture com a massa.

Este tipo de levedura é mais delicada, já que deve ser armazenado apenas em locais frios e a sua data de validade é relativamente curta.

Apesar do cuidados a ter, a sua excelente qualidade faz com que proporcione grande consistência e um sabor agradável. Além disso, graças às mais recentes inovações no setor,  pode ser utilizada em qualquer tipo de processo.

Por isso, mostramos as últimas novidades em leveduras prensadas, todas elas adaptadas a cada tipo de processo utilizado em padarias:

  • Mauri clássica:  Recomendamos este tipo de levedura em processos de fermentação médios ou longos.
  • Craftmann:  Levedura fresca adequada a tempos de fermentação curtos.
  • Mauri original:  Levedura fresca prensada de alta actividade que resiste ao ritmo rápido do processo industrial, mantendo o rendimento fermentativo.
  • Tradiferm:  Esta levedura é indicado para processos de mais de 2 horas de fermentação. Permite uma melhor manipulação da massa e realçar o sabor.

Levedura seca

A levedura seca apresenta-se em grânulos e é desidratada. Não requer conservação em frio e tem um longo período de validade.

É uma levedura que, como a prensada, pode ser usada em qualquer tipo de pão, e com pouco quantidade os resultados são excelentes. Proporciona sabor, textura e maciez em todos os processos.

Na AB Mauri temos uma longa experiência no setor, por isso estamos cientes da importância da levedura no pão e disponibilizamos as melhores leveduras do mercado.

Compartir