Com a chegada do frio as montras das pastelarias começam a ficar repletas dos doces típicos do inverno. Avizinha-se a época bolo-rei, das tortas, das rabanadas e dasfilhoses, dos sonhos. Mas, porque não renovar os velhos clássicos?
As últimas tendências em pastelaria indicam que os clientes atuais gostam de um toque diferente nas sobremesas mais tradicionais. Por exemplo, há já uns anos que as rabanadas têm visto a sua receita ser inovada, adquirindo novos sabores e cores, tal e qual como acontece com o bolo-rei, o eterno best sellers das pastelarias portuguesas.
Nos dias de hoje há rabanadas para quase todos os gostos. Temos as tradicionais, claro está, mas há também quem as prefira sem calda, de vinho ou até mesmo de chocolate. E as variedades não ficam por aqui.
Também o bolo-rei, com o passar dos anos, tem ganho novas cores e paladares. Quem não gosta do tradicional de fruta cristalizada pode sempre optar pela versão de frutos secos, apenas com chila ou, se gosta de sobremesas mais doces tem sempre a opção bolo-rei de chocolate. E não nos podemos esquecer dos que mesmo em dias mais festivos tentam manter a linha, para estes há agora a opção de bolo-rei recheado com maça.
E como no inverno além do frio vem também a época natalícia, pelas pastelarias temos uma variedade imensa de bolachas e biscoitos, variedade não apenas na sua forma mas também em sabores: morango, chocolate, recheadas ou até mais saudáveis e sem açúcar ou feitas de fruta. Este inverno aposte numa seleção variada e colorida, que se destacará na sua montra e deliciará os seus clientes, mesmo os mais exigentes.
A estas inovação do tradicional podemos tambén juntar os famosos macarons, cupcakes o cake pops. E o que têm estes três em comum? Inovação, muita cor e o crescimento que vão tendo entre os consumidores mais atentos, até as crianças. Estes dois últimos são especialmente apreciados pelo público mais jovem, pela sua variedade de sabores mais acima de tudo pelo seu aspecto divertido, muitas vezes ganhando até formas de monstros, bonecos ou figuras festivas, como o Pai Natal.
Esta nova pasteleria criativa conseguiu, nos últimos anos, ocupar um lugar junto das sobremesas tradicionales típicas desta altura do ano. Mesmo assim, apesar da inovação no setor pasteleiro, há um elemento fundamental que não sofreu alterações: a qualidade e a excelência na elaboração do produto. Os novos clientes que procuram este tipo de pasteleria criativa querem justamente essa união, ou seja, inovação com a máxima qualidade. Por isso, a grande aposta das pastelerias nesta altura passa pela combinação do sabor e pelo saber-fazer tradicional, para que este invierno seja menos frio e muito mais doce!