Uma volta ao mundo através do pão

Mundo Pão
JUL202022

Un viaje por el mundo a través del pan

Na nossa cultura, o pão é um sinal muito característico, pois é o companheiro estrela da grande maioria dos pratos. Mas isso não acontece apenas aqui, mas além das nossas fronteiras também desempenha um papel fundamental, adotando diferentes formatos.

Sente vontade de viajar pelo mundo através de diferentes tipos de pão? A AB Mauri Portugal, como fabricante de produtos para padaria, através deste artigo, traçamos uma jornada internacional para conhecer o alcance e ingredientes de padaria usados em cada território. Vamos começar! 

O essencial de todas as refeições

Durante vários milhares de anos, a presença de pão nas refeições foi algo inevitável. Mesmo a civilização primitiva fez os seus próprios pedaços de pão, havendo evidências dos primeiros fornos em aproximadamente 4.000 aC. O seu processo de produção foi claramente alterado desde então, começando pelos ingredientes de padaria – trigo triturado e água- e acabamento pelo mesmo processo. E tudo graças às mudanças e melhorias, tanto no setor quanto nos produtos padaria.

Até hoje, o pão permanece insubstituível na nossa dieta. Seja como acompanhamento de refeições intermináveis ​​ou em formato de sanduíche, é um elemento cem por cento representativo de inúmeras culturas e gastronomias. E nada melhor do que começar com dois dos mais populares pães portugueses: Broa e Pão de Mafra.

O primeiro vem do Minho, e caracteriza-se pela sua forma arredondada e pelo seu miolo vigoroso. No entanto, dependendo da zona onde é feito, assume outras formas. Entre elas destaca-se a Broa de Avintes, produzida com farinha de milho e centeio, o que lhe confere uma cor bastante escura; e A Broa do Alto Minho, com os mesmos ingredientes de padaria mas podendo adicionar trigo.

O Pão de Mafra, como o próprio nome sugere, tem origem no Concelho de Mafra, sendo muito popular na capital portuguesa e arredores. O seu corpo é feito de trigo, centeio e água. O resultado é uma côdea crocante e um miolo de baixa densidade.

O nosso país vizinho, Espanha, caracteriza-se por uma dieta mediterrânica, na qual o pão também desempenha um papel importante. Encontramos, por um lado, o pão camponês. Este, seguindo a tradição camponesa do nordeste do território, aposta em peças arredondadas, miolo mole e côdea dura. Geralmente é cortado em fatias que podem durar vários dias. Por outro lado, o pão de forma, típico do centro da Península. É um pão muito versátil: torradas, sanduíches, molhos…

Seguimos para o norte e chegamos à França, onde a baguete é um símbolo dentro dos produtos de padaria mais populares. Com uma forma alongada e uma côdea saborosa e crocante, este pão é protegido por lei, sendo possível confeccioná-lo apenas de acordo com as técnicas convencionais. Queijos, patê e manteiga são alguns dos complementos perfeitos para a “varita”, o significado literal de baguete em francês.

O selo italiano, por sua vez, é autenticado pela focaccia. Proveniente da região da Ligúria, este pão utiliza azeite e ervas aromáticas como o alecrim para lhe dar um toque especial. Também pode encontrar pedaços de focaccia com cebola ou azeitona, e o seu sabor mediterrâneo combina perfeitamente com enchidos e queijos.

Não estamos a mudar-nos de Itália… Ou sim. E é que ainda hoje a origem do pão de alho é um tanto confusa, já que do outro lado do oceano, nos Estados Unidos, ainda se afirma que é uma criação americana. Seja como for, estamos a falar de pão torrado com azeite e alhos picados que depois de passar pelo forno ficará estaladiço e muito apetitoso.

No norte encontramos o pão de centeio. Com um sabor um pouco mais intenso e com maior quantidade de fibra entre os seus ingredientes de padaria, o resultado tem propriedades que tornam a sua conservação mais longa. Embora o seu consumo se tenha espalhado por vários cantos do mundo, o pão de centeio é típico de países como Alemanha, Holanda e Polónia.

Aqui concluímos a nossa rota de padaria, mas não sem antes mencionar o bagel. Caracterizada pelo furo central, a criação da Polónia consiste num pão fofinho por dentro e crocante por fora. Pode ser comido sozinho, embora ganhe muito mais como sanduíche. Pode ser recheado com ovo, cream cheese, salmão e cebola, embora seja verdade que isto vai depender do gosto de cada pessoa. O leque de possibilidades é infinito!

AB Mauri, fornecedores de produtos para padaria

Quando falamos sobre produtos de padaria é essencial ter a melhor qualidade. E encontra isso na AB Mauri. Com mais de 150 anos de experiência e 53 fábricas em todo o mundo, somos um dos maiores fabricantes internacionais de produtos para padaria, sendo especialistas em leveduras e produtos padaria e pastelaria.

Se o que pretende é melhorar o seu catálogo e oferta para ir ao encontro das necessidades dos seus clientes e, sobretudo, dos seus paladares, conte connosco. Aposte nos melhores ingredientes de padaria e surpreenda seguindo as receitas da AB Mauri Portugal. Encontre o valor acrescentado das suas criações nos nossos produtos de panificação. Estamos à sua espera! 

Compartir