Uma viagem regional através do pão!

Padaria
SEP082017
ma viagem regional através do pão!
Uma viagem regional através do pão!

Embora o pão seja feito utilizando apenas quatro ingredientes básicos (farinha, agua, levedura e sal), existem um sem fim de variedades e tipos de pão em Portugal. E cada região do nosso país tem o seu pão típico, com sabor, forma e textura característicos, contando já com 70 variedades registadas. Isto sem contar, claro, com as inovações que cada região e fabricante ainda lhes confere.

Os pães mais consumidos nos dias de hoje são o clássico pão bijou, o pão de cereais, e não esquecendo a famosa broa seja esta de milho, centeio ou trigo. Seja ao pequeno almoço torrado com manteiga ou a acompanhar uma refeição, raro é o português que dispensa esta iguaria na alimentação do seu dia a dia.

Por exemplo poucas são as pessoas que não conhecem e adoram o pão alentejano. De grande dimensão este pão é originário da região alentejana, mas estando já espalhado de Norte a Sul do País. Famoso pelo seu miolo compacto e côdea crocante é muito usado em pratos como açordas ou ensopados, além de doces como as fatias douradas ou tostas e toradas.

Também de miolo compacto e  côdea crocante temos a famosa Broa, sendo geralmente a mais  conhecida a Broa de Milho, devido à textura e sabor do seu interior. É usual encontrar pelo país fora vários tipos de Broa com destaque nas festas populares, sendo uma das mais famosas a Broa de Avintes, uma região a norte de Portugal que até tem uma festa dedicada a esta fantástica iguaria.

Algo menos calórico e que ajuda ao seu organismo é o igualmente maravilhoso Pão de CereaisEste pão é baixo em calorias, apresentando uma cor mais escura devido aos cereais de que é feito e a sua textura é intermédia. Hoje em dia podemos encontrar uma variedade imensa de cereais e formas deste pão que tem ganho cada vez mais adeptos.

Estas são algumas das variedades de pão que podemos encontrar em Portugal, do mais tradicional até menos calórico, um dos produtos mais consumidos e apreciados pelos portugueses. Qual o seu favorito?

Compartir