Volta ao mundo com o pão

Mundo Pão
MAR232018
null
Volta ao mundo com o pão

O pão é um dos primeiros alimentos da humanidade e isso não é nenhum segredo. Todas as culturas, antigas e modernas, tiveram e têm uma estreita relação com o pão, bem como criaram as suas próprias receitas, muitas das quais passaram à história. A semana da Páscoa é uma oportunidade perfeita para viajar, por isso, a AB Mauri propõe-lhe um roteiro único para descobrir o mundo através dos seus pães.

A primeira paragem desta viagem pelo mundo do pão leva-nos ao Brasil para saborear o Pão de Queijo, elaborado com fécula de mandioca e, evidentemente, queijo. No Paraguai e na Argentina também existem versões parecidas que se chamam Chipa ou Chipá.

Um pouco mais conhecida é a Arepa, um pão feito à base de milho e um verdadeiro clássico da gastronomia venezuelana ou colombiana, sendo consumido inclusive nas Ilhas Canárias. O pão cubano tem uma receita muito parecida à da Baguette, embora sejam diferentes relativamente ao tempo de cozedura e à introdução de um ingrediente inconfundível: a banha.

Num país um pouco mais distante temos o Naan, o pão típico da Índia, elaborado à base de trigo e sem fermento. O seu sabor único e inconfundível é proporcionado pela sua cozedura no forno tandoori.

O nosso próximo destino é a Alemanha, onde poderemos degustar o Bauernbrot, um pão de centeio que se converteu num símbolo deste país, e de outros, como a Suíça. Não devemos esquecer que o “pão preto” outrora destinado aos menos privilegiados é considerado atualmente uma verdadeira delicatéssen e um grande representante das dietas healthy. Nessa mesma linha encontramos o Ruisleipä, um verdadeiro hit da cultura gastronómica da Finlândia, elaborado praticamente à base de centeio.

O Lefse é a versão escandinava do pão para cachorro-quente cujoprincipal ingrediente é a batata. Mas este não é  a única aplicação que podemos dar a este pão, pois também é uma base perfeita para pratos doces ou para ser servido como complemento de um bom pequeno-almoço.

Agora viajamos para um país mais próximo onde poderemos degustar a italiana Focaccia, que proporciona um toque fresco e mediterrânico a qualquer prato que acompanha, bem como a Baguette, o pão mais icónico que existe no mundo. No entanto, ao contrário do que se acredita a sua origem não está em França, mas na cidade austríaca de Viena, onde começou sendo um pão grande de forma arredondada que perdeu o seu formato original em detrimento de um interior alveolado e uma côdea estaladiça.

O último destino da nossa viagem irá levar-nos para Espanha, onde existem inúmeros tipos de pão que concorrem pelo ilustre título do mais representativo deste país. O molete, a torta de azeite ou o pão de payés são alguns dos mais famosos.

Tradição e cultura misturam-se em cada um destes pães. Isso é o que os torna únicos.

Compartir