- Normas para pedidos
Os pedidos, sempre que possível, devem ser efetuados através da área privada do nosso site, www.abmauri.pt, mediante respetivo registo. Quando os pedidos são colocados na área reservada do nosso site, o respetivo utilizador, o departamento de Customer Service e o Responsável Comercial da AB Mauri recebem, de imediato, um mail de confirmação e resumo da encomenda.
– Podem ser enviados por e-mail para um dos seguintes endereços:
- Geral geral@abmauri.com
- Ksenia Rudakova ksenia.rudakova@abmauri.com
– E também por telefone (*) para o número 214 258 800, ou via Fax, para o número 214 161 150.
(*) Caso o pedido seja feito por telefone, a AB Mauri não se responsabiliza por erros ou diferenças de quantidades (sendo os custos de logística, de reposição de stocks, de devoluções ou outros da inteira responsabilidade do cliente).
- Envios e entregas gerais
– Receção de mercadoria. No momento da receção da mercadoria no seu armazém, deve conferir a mercadoria relativamente ao número e integridade das embalagens. Caso seja detectada alguma anomalia tanto em quantidade como em qualidade (rupturas, produto exposto,…) esta deve ser registada na guia de remessa (cópia da transportadora). É imprescindível anexar uma fotografia do incidente para servir de suporte no momento de se efetuar a reclamação ao fornecedor. Caso não seja possível conferir a mercadoria à descarga, caso haja incidências, estas devem ser reportadas nas 24h seguintes à entrega.
– As incidências que não foram detectadas no momento da descarga, por não estarem no exterior da palete, devem ser comunicadas posteriormente ao comercial responsável (nas próximas 24 horas).
– Os produtos deteriorados ou danificados devem permanecer na posse do distribuidor / cliente, à disposição da AB Mauri, até receber as devidas instruções a respeito. Os produtos não devem ser devolvidos de forma unilateral para a ABM sem o nosso prévio consentimento, sob pena de não serem recepcionados nos nossos armazéns e todos os custos serem da responsabilidade de quem nos envia a mercadoria.
– A AB Mauri não tratará de nenhuma reclamação que não esteja de acordo com o exposto no pontos anteriores.
- Envios e entregas de levedura
– No momento da recepção e descarga da levedura, deve-se verificar a temperatura da mesma com um termômetro, medindo a temperatura em dois pontos no centro da palete. A temperatura não deve exceder os 10°C no caso da levedura prensada e 6ºC para levedura granulada.
No ato de receção da levedura líquida, a medição da temperatura deve ser feita numa amostra retirada do reservatório superior da cisterna, e a temperatura não deve exceder os 8°C.
– Caso a levedura não esteja à temperatura correta ou caso verifique qualquer outra anomalia no momento da descarga (os produtos ou quantidades não correspondem ao pedido, caixas rasgadas, abertas ou sujas, etc), a incidência deve ser anotada na guia de remessa da transportadora ou respectivo CMR, e deve comunicar de imediato ao Responsável Comercial ou a Atenção ao Cliente (via e-mail, se possível, anexando fotografias).
– Os incidentes que não são perceptíveis no momento da descarga devem ser comunicados num prazo de 24 horas após receção do pedido, excepto os mencionados anteriormente, os relacionados com temperatura, estes devem ser comunicados no momento da receção.
- Envios e entregas de ingredientes
– A AB Mauri compromete-se a entregar os seus ingredientes de panificação com uma vida útil mínima previamente acordada.
4.1 Devoluções
Os casos que podem dar lugar a uma reclamação por devolução e pedido de crédito por parte do distribuidor / cliente, em relação aos ingredientes de panificação, estão classificados da seguinte forma:
Aparecimento de gorgulhos e outras infestações de insectos
▪ A reclamação não será aceite se a mercadoria em questão estiver fora das nossas instalações por um período superior a 30 dias. Da mesma forma, a aceitação da mesma está sujeita ao parecer emitido pelo Departamento de Qualidade da AB Mauri, seguindo o procedimento estabelecido para a gestão da mesma.
Produto endurecido
▪ A reclamação por este motivo não será aceite se a mercadoria estiver fora das nossas instalações por um período superior 2 meses. Da mesma forma, a aceitação da mesma está sujeita ao parecer emitido pelo Departamento de Qualidade da AB Mauri, seguindo o procedimento estabelecido para a gestão da mesma.
Mau funcionamento do produto
▪ A aceitação da mesma está sujeita ao parecer emitido pelo Departamento de Qualidade da AB Mauri, seguindo o procedimento estabelecido para a gestão da mesma.
Curta vida útil do produto
▪ Se o prazo de validade do produto for inferior a 45 dias, a devolução ou reclamação não será aceite.
Reclamação por sacos rasgados ou abertos
▪ Se o incidente for visível durante a descarga, deve ser anotado na guia de remessa ou CMR que vai ser entregue à transportadora. Deve também enviar uma cópia da guia com a incidência e foto para o Responsável Comercial ou a Atenção ao Cliente.
▪ Caso o incidente não seja visível durante a descarga, o Responsável Comercial deve ser informado para que possa ele mesmo verificar o produto e passar a informação à Atenção ao Cliente para que seja efetuado o crédito correspondente (desde que o produto esteja em boas condições, sem infestações e com uma vida útil de mais de 2 meses). Caso a rotura se deva a um defeito da embalagem, o Departamento de Qualidade emitirá o parecer de acordo com o procedimento para ela estabelecido.
▪ É essencial fornecer uma fotografia do incidente pois facilita a investigação das causas do incidente e o estabelecimento das medidas corretivas.
Erro de pedido por parte do distribuidor/cliente
▪ As circunstâncias do referido erro devem ser relatadas ao Responsável Comercial que avaliará a aceitação da devolução, desde que o produto esteja em bom estado, sem infestações, com uma vida útil superior a 75 e após receção no nosso armazém, este esteja em boas condições para ser vendido.
▪ Se houver custos de transporte ou outros, estes são a cargo do distribuidor.
- Gestão e resolução de reclamações
– A AB Mauri não investiga nenhuma reclamação que não siga os procedimentos estabelecidos nos parágrafos anteriores.
– Assim que a reclamação é enviada, a AB Mauri fica encarregue de realizar verificações que julgar convenientes, podendo solicitar ao distribuidor ou ao seu cliente, informação adicional.
– A AB Mauri pode solicitar ao distribuidor o envio de uma amostra ou todo o produto reclamado, devendo o produto permanecer nas instalações do distribuidor / cliente até esse momento. O produto não pode ser devolvido até a AB Mauri solicitar a recolha.
– A AB Mauri decidirá sobre a reclamação e, se decidir que o incidente é procedente e da responsabilidade da AB Mauri ou da empresa de transporte, pagará ou substituirá o produto.
– No que respeita a reclamações procedentes que deem origem a acertos financeiros, os mesmos serão sempre feitos pela AB Mauri através de emissão de notas de crédito, débito ou emissão de nova fatura, nunca em circunstância alguma deverá o cliente emitir qualquer débito à AB Mauri pois o mesmo não será aceite, o que legalmente será sempre um incumprimento por parte da entidade emissora dos mesmo.
– Não serão aceites reclamações de diferenças de preços, bonificações ou outros erros 1 mês após a data de emissão das faturas, após os 30 dias qualquer acerto será feito apenas e só mediante o nosso consentimento e de acordo com o texto da lei aplicável.